Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DETRAN

Biblioteca leva para a comunidade projetos sociais e informações sobre o trânsito

Por Redação - Agência PA (SECOM)
01/04/2019 14h51

Com quase 37 anos, a Biblioteca Irmãos Guimarães (Big), do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), recebeu, em 2018, 13.134 visitas, cerca de mil pessoas mensalmente, portanto. “Nossa tarefa principal é disponibilizar e levar informações sobre o trânsito, levando ao público informações e projetos sociais voltados para a leitura e conhecimento sobre a temática”, afirma a gerente Maria Auxiliadora Rosa, que trabalha no Detran há 20 anos e sempre esteve à frente da Big.

O espaço, que funciona de segunda a sexta, de 8h às 14h, e fica localizado na sede do órgão, foi a primeira biblioteca do Brasil a disponibilizar aos seus visitantes assuntos alusivos ao trânsito. O pioneirismo fez com que recebesse a visita de diretores de outros Detrans, interessados em conhecer a sua estrutura e desenvolver projetos semelhantes em seus estados. O público é composto, em sua maioria, por moradores e estudantes dos bairros próximos, além de instrutores dos Centro de Formação de Condutores (CFC) e servidores do órgão.

Com um acervo de mais de 4.500 títulos, a biblioteca disponibiliza computadores com acesso à internet, para que os visitantes consultem materiais que, porventura, não se encontrem no acervo da biblioteca, além de pesquisas diversas. Os servidores do Detran podem realizar o empréstimo de livros, já usuários externos podem apenas dispor dos livros para consulta.

Além do acervo bibliográfico, o local também dispõe de um vasto material direcionado exclusivamente ao público infantil, entre brinquedos, DVDs, desenhos, pinturas, jogos educativos e obras de assuntos variados, principalmente, relacionados ao meio ambiente. A estrutura conta também com sala de vídeo e brinquedoteca.

O estudante José Luiz Pureza, 26, morador do bairro da Cabanagem, frequenta o espaço há mais de um ano para a realização de pesquisas escolares e trabalhos. “Pra mim, a biblioteca do Detran expande meus conhecimentos, tanto nas pesquisas físicas, como no acesso à internet, já que eu posso usar os computadores disponíveis aqui, o que é bom para comunidade, principalmente, para as crianças".

Atividades e Projetos
O Estágio Supervisionado em Ambiente Não Escolar é um dos projetos que a Big desenvolve. O objetivo é trazer os acadêmicos de licenciatura, majoritariamente da Universidade do Estado do Pará (Uepa), para vivência e conhecimento da temática trânsito e capacitá-los para a utilização no contexto escolar e fora dele.

A estudante de pedagogia da Uepa, Nihannah Barbosa, afirma que “na área da pedagogia os estágios sempre são em ambientes escolares, então, é muito importante que a gente consiga estagiar em outras áreas, como é o caso do Detran, que nos possibilita uma vivência mais prática, além de aprender sobre a educação no trânsito e sua importância".

O projeto iniciou em 2006 por meio de uma parceria entre a Coordenadoria de Educação para o Trânsito (Ced) e universidades públicas e privadas. Cerca de de 35 alunos pelo turno da tarde, durante terças e quintas, realizam o estágio semestralmente.

Segundo a analista de trânsito e coordenadora do projeto, Elizabeth Oliveira, este projeto já foi alvo de estudo de professores e alunos, inclusive recebendo diversos prêmios. "Os alunos que participam disponibilizam seus trabalhos e artigos construídos durante o tempo de estágio na biblioteca do Detran, o que é benéfico para nós e para eles".

Outro projeto relevante é o “Trânsito Livre para Leitura”, que consiste em trabalhar nas escolas, centros comunitários, comunidades ou demais espaços fora do órgão, o incentivo às leituras relacionadas ao trânsito.

História
O nome dado ao espaço, Irmãos Guimarães, é uma homenagem aos irmãos Joaquim Guimarães Neto e Jaqueline de Sousa Guimarães, mortos em um acidente de trânsito ocorrido em 1º de novembro de 1999, na avenida Almirante Barroso. Este acidente teve mais três jovens vitimados, além dos irmãos. Os familiares de Joaquim e Jaqueline decidiram lançar uma campanha educativa à época, intitulada “Salvar vidas é preciso e urgente”. 

A biblioteca foi aberta ao público em abril de 2000, ainda no antigo prédio do órgão, localizado na Ceasa, e reinaugurada em 15 de novembro do mesmo ano, já no espaço onde funciona atualmente.

Colaboração: Patrick Abreu