Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Santa Casa inicia IV Semana da Segurança do Paciente

Por Redação - Agência PA (SECOM)
02/04/2019 08h54

A Fundação Santa Casa iniciou, na segunda-feira (1º), a IV Semana da Segurança do Paciente. O evento faz parte do projeto Parto Seguro, do Ministério da Saúde, em parceria com hospital Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI).

O processo de segurança consiste, entre outros fatores, na sensibilização das equipes de assistência e o fortalecimento das ações de segurança das pacientes. Para o presidente da Fundação Santa Casa, Eduardo Amoras, a semana é um momento que faz parte da missão institucional, que é cuidar do paciente com segurança. “Vamos abordar um tema bem atual que é sobre o parto adequado para o cuidado seguro”.

A diretora de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, Pillar Moraes, que participou da mesa de abertura, reforça a importância de se conseguir ter ensino, pesquisa e extensão baseados nos protocolos que garantam a segurança dentro da instituição. “Cumprir protocolo é ético e a gente deseja que esse procedimento não seja visto como burocracia, mas como componente da formação e da segurança do paciente”, destaca.

De acordo com a assessora técnica da Fundação Santa Casa, a médica Norma Fonseca, a ação foi idealizada pelo Comitê de Segurança do Paciente, para reduzir a morte evitável. “É um momento de discussões para ser usado na segurança do paciente, dentro do hospital, para que toda a comunidade hospitalar esteja em alerta. Falar do parto adequado, que tem como benefício mostrar as nossas práticas e trabalho em equipe”, explica.

O parto adequado busca reduzir as cesáreas sem indicação clínica adequada e tem como propósito oferecer às mulheres e aos bebês, o cuidado total com o envolvimento da família da paciente. “Estamos produzindo mais bebês prematuros. O objetivo do projeto é aumentar o parto normal de 49% para 60% até junho de 2020. Por isso, é fundamental o trabalho da equipe estar focado na gestante”, garante Norma.

A paciente Irene Gonçalves, moradora do município de Tucumã, sudeste do Estado, que está internada na Santa Casa grávida de cinco meses de gêmeas, relatou que está buscando o melhor para ela e suas bebês e que busca um parto com segurança. “Fui acolhida muito bem aqui no hospital, estou feliz e torço para que esse projeto seja um sucesso. Tendo alguém da equipe de trabalho que possamos confiar, isso nos deixa mais seguras para termos nossos filhos”, diz a paciente.

A abertura da IV Semana da Segurança do Paciente foi realizada no auditório do hospital, com a participação do Coral da Instituição ‘Saúde e Vida’, que fez a apresentação de várias músicas com temática regional e nacional; dos diretores do hospital e servidores da Fundação Santa Casa.