Entidade internacional avalia atendimento em cardiologia pediátrica no HC
Uma equipe de profissionais da International Quality Improvement Collaborative for Congenital Heart Disease (IQIC), uma das entidades mais conceituadas na área das doenças cardíacas pediátricas, fará nesta sexta-feira (29), na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), em Belém, uma auditoria para avaliar o primeiro ano de participação do hospital no projeto internacional para aprimoramento dos centros de atendimento cardiológico pediátrico.
Durante a auditoria, que começará às 8 h e se estenderá pela tarde, será avaliado o perfil de atendimento, atestada a veracidade das informações prestadas na checagem de prontuários ao longo do período e sugeridas melhorias na assistência cardiológica pediátrica, tanto para atendimento ambulatorial como para pacientes internados no HC.
A Fundação passou a integrar o IQIC em janeiro de 2018, integrando um projeto de colaboração internacional, com participação de 64 instituições hospitalares de 25 países, coordenado pelo Boston Children’s Hospital, que tem como objetivo o aprimoramento da qualidade assistencial em centros de atendimento em cirurgia cardiovascular pediátrica nos países em desenvolvimento, visando à redução de morbimortalidade (índice de pessoas mortas em decorrência de uma doença específica), com a implementação de um sistema de educação a distância, diálogo e disseminação de conhecimentos e habilidades.
Quinzenalmente há participação de profissionais da FHCGV em seminários, via internet, e alimentação de um banco de dados com informações sobre a situação dos pacientes, como pré-operatório, intra-operatório e pós-operatório, referente às crianças submetidas a cirurgias no Hospital de Clínicas.
A cooperação com a IQIC ganha ainda mais relevância diante do cenário da cardiologia pediátrica no Brasil, em especial na Região Norte, que possui uma demanda muito maior do que a oferta nesse tipo de serviço. A FHCGV, única referência nessa área no Pará, enfrenta um grande desafio para atender pacientes do Estado e de toda a região, mantendo a qualidade nos serviços e proporcionando, ainda, a especialização dos seus profissionais por meio de cursos e treinamentos nas mais recentes técnicas desenvolvidas para o tratamento de doenças cardíacas, tanto em adultos como em crianças.
Serviço: Avaliação da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna no primeiro ano de participação em projeto internacional. Sexta-feira (29), a partir das 8 h, no Auditório Dr. Ronaldo de Araújo, no 1° andar da sede da FHCGV, na Travessa Alferes Costa, 2000, bairro da Pedreira. Contatos: Ascom: 4005-2667 e Felipe Gillet (98123-6001).