Acordo garante atendimento de saúde a militares da PM e Corpo de Bombeiros
Na manhã desta terça-feira (26), o comandante geral da PM, coronel José Dilson Melo de Souza Júnior, participou da reunião do Comitê Integrado de Gestores de Segurança Pública (Cigesp), na Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), no bairro Batista Campos, em Belém.
Na ocasião, foi firmado um acordo de cooperação mútua entre a Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), do Pará. O contrato, que terá a vigência de um ano, tem por finalidade permitir o atendimento de militares do CBM pelo Corpo de Médicos da PM e dos policiais pelos profissionais do quadro de saúde da Diretoria de Saúde dos Bombeiros.
Deste modo, a partir da publicação em Diário Oficial do Estado, o CBM se compromete a disponibilizar 10 bombeiros ao Corpo Militar de Saúde (CMS) da PM e uma viatura, tipo Resgate, com efetivo para atendimento junto ao CMS. Além disto, oficiais odontólogos concorrerão à escala de serviço na PM, para atender em casos de urgências odontológicas.
O Corpo de Bombeiros também promoverá um Curso de Atendimento pré-hospitalar e um curso de condutor de viatura de emergência, com vagas destinadas aos policiais militares.
Em contrapartida, a Polícia Militar fará o atendimento médico e odontológico de urgência e emergência aos bombeiros militares e irá disponibilizar o atendimento na Unidade de Perícias Médicas (UPM), no Ambulatório Médico Central (AMC), no Hospital Militar do Estado (HME), no Laboratório de Análise e Diagnóstico e nas Juntas de Saúde.
A PM também disponibilizará, aos bombeiros, atendimento na Unidade de Reabilitação (UREAB), com atendimentos nas áreas de fisioterapia, equoterapia, fonoterapia e terapia ocupacional.