Detran orienta a população durante o aniversário do Ver-o-Peso
O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) participou, na manhã desta quarta-feira (27), da Ação Social Integrada da Cidadania em comemoração aos 392 anos do Ver-o-Peso, uma realização do Governo do Estado do Pará. O órgão marcou presença por meio da sua Coordenadoria de Educação de Trânsito, orientando a população quanto à legislação e dando uma amostra do trabalho desenvolvido nas ruas.
“Nós mostramos aqui, por exemplo, o funcionamento do etilômetro, o famoso 'bafômetro', que visa coibir o consumo de álcool quando se está na direção. O Detran, ao trabalhar esse caráter educativo no trânsito, é sempre muito bem recebido pelas pessoas”, diz o agente de educação para o trânsito e coordenador da ação no local, Cristóvão Simões, que também citou o uso correto do dispositivo da cadeirinha para crianças, como um dos focos da orientação. Além disso, folders educativos para um trânsito mais seguro foram distribuídos à população.
Durante o período da ação, de 8h às 12h, cerca de 150 pessoas, entre adultos e crianças, foram atendidas pelos agentes do Detran, que esclareceram várias dúvidas e repassaram noções básicas de trânsito. “Com as crianças, o trabalho se deu por meio da pintura, do desenho, para ela aprender desde já a questão da sinalização, por um meio mais lúdico”, diz Cristóvão.
O maior interesse dos adultos era o etilômetro, para entender a sua utilização e a partir de qual nível alcóolico o condutor fica passível de multa. Cabe lembrar que até 0,04 mg/l não há sanção. Contudo, a ingestão de um copo de 200ml de cerveja, por exemplo, já resultaria em um nível acima do permitido.
Para o motociclista José Augusto, ser um dos atores do trânsito requer responsabilidade. “Muita gente esquece que está dirigindo e não pode beber, então esse serviço de orientação é importante, para a pessoa estar ciente dos riscos, do que pode acontecer com ela e com os outros”, afirma.
Já o taxista Waldilson de Oliveira, que mora em Capanema, diz que é habilitado desde 1990 e, desde então, já viu muitos acidentes acontecerem por imprudência dos motoristas, reforçando a importância do trabalho do Detran na prevenção e fiscalização do trânsito.
“Saber que existe uma ferramenta como o etilômetro é fundamental. Isso limita os excessos das pessoas. Fora que fazer essa orientação é bom demais. Eu, por exemplo, não sabia da quantidade permitida de álcool, quando pegamos a multa... É bom saber, até para 'maneirar'”, comenta.
De acordo com Cristóvão Simões, a presença do órgão na Ação Cidadania foi considerada um sucesso, especialmente no que diz respeito à sua principal missão. “A ideia é salvar vidas, a gente trabalha basicamente para isso, em todos os níveis, da criança, passando pelo jovem, até o adulto. E a gente consegue isso passando informação útil sobre as leis de trânsito, para ver se conseguimos diminuir o índice de mortes e acidentes”, finaliza o coordenador.
*Texto: Carlos Eduardo Vilaça