Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MODELO

Gestores da Susipe conhecem unidade que investe no trabalho para detentos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/03/2019 21h42

Gestores da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) participaram, na manhã desta segunda-feira (25), da visita técnica à Penitenciária da Região de Curitibanos, em São Cristóvão do Sul, tendo à frente o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés. A unidade é a única do Brasil a oferecer trabalho a 100% dos presos. Ao todo, 47 representantes do sistema prisional de diversos Estados acompanharam a visita. O Pará foi representado pelo diretor-geral Penitenciário da Susipe, coronel Mauro Matos, e o diretor da Diretoria de Reinserção Social, Ed Wilson Nascimento.

“Essa é uma unidade modelo. Nós entendemos que é fundamental que quem está cumprindo sua pena trabalhe. Isso é também um projeto de reinserção. O trabalho traz dignidade a essas pessoas. Queremos exaltar também as empresas parceiras, que permitem que esse modelo funcione”, disse o governador, Carlos Moisés.

Segundo Ed Wilson Nascimento, a visita foi importante porque a unidade penal tem uma estrutura diferenciada. “A visita foi importantíssima, e nós pudemos verificar toda a estrutura e toda a logística que a unidade penal da região de Curitibanos tem em relação ao trabalho prisional. É toda uma estrutura que se compara a um distrito industrial dentro da unidade penal, e isso é um diferencial expressivo”’, ressaltou.

A visita técnica ofereceu aos representantes das outras unidades federativas a possibilidade de ver e replicar o modelo catarinense. O secretário de Estado da Justiça e Cidadania de Santa Catarina, Leandro Lima, anfitrião do evento, lembrou que parcerias com outros Estados deverão ser firmadas a partir da visita desta segunda-feira. “É um momento emblemático, em que temos a maior autoridade do nosso Estado aqui, a maior autoridade nacional no assunto e uma grande comitiva para conhecer esse modelo de sucesso. A atividade laboral no nosso Estado proporciona segurança prisional e ganhos econômicos, uma vez que o recurso gerado na unidade é gerido na própria unidade”, informou.

Atualmente, 928 presos trabalham na unidade de São Cristóvão do Sul, que mantém convênio com 14 empresas. Em todo o Estado, a média de presos que trabalham está em 31%, de um total de 7 mil apenados em serviço. A meta é que esses números passem a 60% nos próximos anos. (Com informações da Secretaria de Estado de Comunicação de Santa Catarina).