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GESTÃO PARTICIPATIVA

Programa Jovem de Futuro produz bons resultados em escolas da região oeste

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/08/2017 00h00

Aproximadamente 15 mil estudantes do Ensino Médio regular de 21 escolas da rede pública estadual dos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, na região oeste do Pará, vivenciam uma realidade participativa e democrática, discutindo e buscando soluções para os problemas diários do espaço escolar, juntamente com professores, técnicos e a direção dos educandários. Esse é o cenário do Programa “Jovem de Futuro”, gerido nesses municípios pela 5ª Unidade Regional de Ensino, vinculada à Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O “Jovem de Futuro” é um programa de gestão escolar, realizado em parceria com o Instituto Unibanco, que objetiva melhorar os resultados da aprendizagem. As escolas recebem capacitação e assessoria técnica para planejar, executar, monitorar e avaliar uma proposta de melhoria de seus resultados. Ele visa mobilizar alunos, professores e famílias em torno de metas pactuadas para um mesmo objetivo: garantir que os jovens entrem, permaneçam, tenham um bom desempenho e terminem o Ensino Médio.

“Nas escolas onde o programa é desenvolvido nós trabalhamos por etapas: planejamos as atividades, executamos, monitoramos e avaliamos. Corrigimos o que é para ser melhorado, até chegar ao final do ano e verificar se a meta inicial foi alcançada”, explica o professor Sandro Massaranduba, que integra a equipe de supervisores do programa executado pela 5ª URE.

De acordo com a unidade gestora, o programa iniciou no segundo semestre do ano de 2015, com seis escolas inseridas, todas da área urbana de Santarém. Hoje são 21 estabelecimentos - um no município de Belterra, um em Mojuí dos Campos, um na zona rural e 18 na área urbana de Santarém.

Resultados

Segundo Sandro Massaranduba, após dois anos de implantação, o programa Jovem de Futuro já começou a colher bons resultados na área gerida pela 5ª URE. De acordo com o professor, entre os objetivos dos resultados de aprendizagem está o aumento da proficiência em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, comprovados por meio do aumento dos índices oficiais de educação.

“De 2015 a 2016 todas as escolas cresceram em termos de índices educacionais, tanto que Santarém, dentro do projeto das URE’s, está em primeiro lugar. O município conseguiu nesses dois anos aumentar o índice de aprendizagem dos alunos, tanto em proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, quanto na questão do fluxo da taxa de aprovação. Lógico que ainda não é o suficiente, mas é inegável que houve uma melhora significativa com a implantação do projeto, porque torna mais participativa a gestão, assim como toda a comunidade escolar, tendo em vista que ao final do período letivo estamos certos de que vamos verificar a diminuição da evasão escolar, a aprovação e a absorção dos conteúdos pelos alunos”, reitera o professor.

Para contribuir com os objetivos do programa foi implantado o “Agente Jovem”, uma metodologia que promove o desenvolvimento de habilidades e atitudes que colaboram para o protagonismo juvenil, buscando despertar nos jovens uma corresponsabilidade para melhorar o espaço, criando uma nova relação com a escola, a partir do reconhecimento de seu papel como agente transformador.