Agricultores recebem mudas para aumentar a produção de banana
Produtores das regiões Metropolitana de Belém e Nordeste paraense recebem mudas de bananeira como incentivo ao crescimento da produção em áreas próximas da capital, onde grande parte da banana consumida vem de outras regiões do país. A ação é do programa Pará Produtivo, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), quer estimular a criação de um novo polo de bananicultura para diminuir a importação da fruta.
A banana importada chega mais fácil à Belém porque os centros produtores do Pará ficam distantes da capital. O repasse de 20.800 mudas é para complementar a distribuição iniciada no ano passado, para 104 famílias de agricultores de Santa Izabel, Vigia, Colares, Castanhal, São Caetano de Odivelas e Santo Antônio do Tauá.
O plantio será feito até fim de maio, aproveitando o período chuvoso, e a colheita em 12 meses. A maior parte das bananeiras é da variedade BRS Pacoua, lançada no Pará pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O Pará é o 5º maior produtor nacional de banana, com uma produção de 522 mil toneladas.
O Pará Produtivo também incentiva a produção de hortigranjeiros no Pará, que importa de outras regiões, devido à baixa produção desses alimentos no Estado. As ações são executadas nos municípios de fácil acesso à capital, estimulados a implantar essas culturas com base tecnificada para garantir o abastecimento de Belém e região metropolitana.