Detran promove dois dias de leilão em Belém
Em cumprimento ao sétimo edital do ano, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e a VIP Leilões realizaram, na manhã desta terça-feira (29), o primeiro dia de leilão de veículos apreendidos pela autarquia. Desta vez foram 204 lotes classificados como 'sucatas', sendo 23 carros e 181 motos. Segundo o gerente administrativo da VIP Leilões, Mauricio Leoni, embora no edital conste que seriam 157 lotes leiloados nesse dia, o número caiu devido a impedimentos judiciais de última hora. “Isso acontece em todos os pregões e fazemos a retirada normalmente”, esclareceu.
Somente empresas credenciadas participaram deste primeiro dia de leilão. Como trata-se de sucatas, os veículos foram divididos em lotes definidos como 'sucatas', 'sucatas aproveitáveis' e 'sucatas aproveitáveis' com motor inservível (motor suprimido ou divergente), estando, portanto, impedidas de voltar a circular e destinando-se apenas ao comércio de peças e componentes. Os lances acontecem nos modos presenciais e on line.
Algumas empresas presentes no leilão do Detran já fazem isso há alguns anos. É caso da Potenza, de Ananindeua, que trabalha com a recuperação e venda de veículos. Jair Bessa, 47, é representante e participa de leilões há quatro anos pela empresa. Ele disse que chega a arrematar cerca de 400 veículos por ano. Depois de duas horas de lances ele já havia arrematado 12 lotes de sucatas.
O maior número de compras, no entanto, fica reservado para o segundo dia (quarta-feira), quando vão à leilão os veículos 'recuperáveis' ou 'conservados', ou seja, que ainda podem voltar a circular. Para o segundo dia de leilão são esperadas mais de 200 pessoas. São 276 lotes disponíveis, com inicio previsto para as 9h. Qualquer pessoa pode participar desde que se identifique com o RG e CPF.
Muita gente tem vontade participar do leilão, mas fica em dúvida pela falta de experiência. Assim aconteceu com o casal Luis Viana e Amanda Santos, que estiveram nesta terça no parque da VIP para se cadastrar no leilão do dia seguinte. Eles disseram que perderam o período de visitação e mesmo podendo fazer lance preferiram apenas observar para ganhar experiência e tentar arrematar no próximo leilão. "Fizemos o cadastro, mas é melhor só olhar dessa vez”, disse ela, que pretendia adquirir uma moto Bizz no leilão
Além do cadastro, é preciso apresentar o documento de identidade com foto e o CPF (ou comprovante de emancipação, quando for o caso), além comprovante de endereço atualizado com CEP. Pessoas jurídicas precisam apresentar comprovante de situação cadastral emitido nos últimos 30 dias, CNPJ e demais documentos constantes no edital. Os participantes on-line devem realizar o cadastro prévio, além de disponibilizar a documentação exigida para pessoas físicas e jurídicas.
O edital do leilão se encontra afixado na sede do Detran Pará em Belém e nas unidades descentralizadas da autarquia de trânsito. Os principais critérios para que um veículo seja leiloado é que o mesmo esteja retido há 60 dias no parque do órgão e que não apresente nenhum tipo de restrição judicial ou policial, como roubo e furto.