Academia de Bombeiro Militar do Pará comemora 27 anos
Criada no dia 16 de março de 1992, a Academia de Bombeiro Militar do Pará (ABM) completou 27 anos de existência no dia 15 de março. Localizada na Cidade Nova VII, em Ananindeua, a Escola de Formação de Oficiais surgiu com o objetivo de atender ao contingente do Pará, bem como bombeiros de outros estados da região amazônica. Na última sexta-feira, foi realizada uma cerimônia pelo aniversário da instituição.
A Academia surgiu da necessidade da implantação de uma escola destinada aos bombeiros paraenses, já que anteriormente estes dependiam das poucas vagas ofertadas pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro e do Distrito Federal para realizar a capacitação.
No ano de 1997, a academia recebeu a primeira turma de Oficiais Combatentes composta por cadetes do sexo feminino. Isso ocasionou uma série mudanças estruturais e comportamentais para toda a corporação, que vão desde a criação de um banheiro feminino até a elaboração de um protocolo para mulheres, marcando, definitivamente, a presença feminina dentro da instituição.
Em 1999, a sede da escola mudou-se para o Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), no município de Marituba. Hoje, a Academia é referência na formação de Oficiais em todo o Brasil e já formou 572 oficiais, sendo 218 do Pará e 354 de outros estados, dentre eles, Amapá, Amazonas, Maranhão, Tocantins, Rondônia, Roraima, Acre, Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte e Baía.
Participaram da cerimônia de comemoração do 27° aniversário o subcomandante-geral, coronel QOBM Alexandre Costa Nascimento – neste ato representando o comandante-geral, coronel QOBM Hayman Apolo Gomes de Souza; e o tenente coronel QOBM Eduardo Celso da Silva Farias, que prestou as honras regulamentares do evento.
“Tive a oportunidade de fazer parte da quarta turma de formação de oficiais e estou à frente da Academia desde 2016. Tenho muito orgulho de estar neste 27° aniversário, sabendo que estou contribuindo para a instituição na preparação dos nossos oficiais que irão atender as funções operacionais e administrativas” disse o comandante da ABM, Eduardo Celso.
Durante a solenidade, foram feitas entregas de certificados Amigos da ABM, seguidas da premiação “Desafio Bombeiro”, em que cada equipe escolheu um representante para ocupar o lugar no dispositivo de premiação de primeiro, segundo e terceiro colocado.
“É sempre um orgulho nós retornarmos à nossa academia, pois acreditamos que ela foi a grande propulsora da demonstração de conhecimento que adquirimos e praticamos na nossa vida de bombeiro. A mensagem que eu gostaria de repassar aos nossos alunos é a de que o conhecimento nunca é demais”, finalizou o coronel QOBM Alexandre Costa.