Unidade Agropecuária de Santa Rosa recebe serviços de limpeza
Nesta sexta-feira (15), um mutirão de limpeza foi realizado na área da unidade, é o início de muito trabalho. Neste primeiro momento, foram realizados serviços de capina e limpeza dos tanques. A ação pode ser desenvolvida, graças a um trabalho em conjunto com vários órgãos do Estado na região.
A mão de obra utilizada, foi de detentos do regime semi-aberto do Centro de Recuperação Silvio Hall de Moura, como explica o gerente regional da Sedap em Santarém, que coordenou a ação.
“Essa parceria com a Susipe é de extrema valia pois possibilita, por exemplo, que a população carcerária, que é uma população ociosa, possa sair e contribuir de forma significativa com a sociedade. O Sirsan está disponibilizando as máquinas, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Santarém disponibilizou dois funcionários, a prancha para trazer o maquinário, o serviço florestal e novas parcerias estão sendo firmadas, para garantir a revitalização da unidade", disse Allison Castro.
O secretário regional de Governo, Henderson Pinto, disse que o Estado vai trabalhar fazendo parcerias. “A UAGRO é um espaço de desenvolvimento regional que estava praticamente abandonada, só não fechou por conta de pessoas abnegadas como o seu Zacarias, antigo gestor da unidade. Mas agora o trabalho volta a ser realizado e ganha força, parceria com as prefeituras, univesidades e órgãos do Estado. É uma força tarefa para arrumar a casa e trazer de volta o pleno funcionamento da unidade, enquanto não se pode fazer um processo licitatório. O funcionamento da UAGRO é de extrema importância para voltar a fomentar a economia do setor rural de toda a região Oeste.
A Unidade Regional do Serviço Florestal brasileiro, em Santarém, entrou com a logística e alguns veículos.
Com capacidade de produção para 4 milhões de alevinos (peixes recém saídos do ovo) e 12 milhões de pós-larva por ano, a Unidade Agropecuária Santa Rosa, instalada em Santarém desde 1991, é a única, dentre as 10 unidades do Estado, que ainda está em funcionamento, embora de forma extremamente precária, pois as atividades de produção, chegram a ser paralisadas por cerca de 9 meses na gestão passada mas já está em funcionamento.
A unidade, com área de 100 hectares, possui dois laboratórios, um aprisco de ovinos, um espaço para a produção de mudas e 54 tanques de diversos tamanhos para estocamento das matrizes reprodutoras.