Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BENS DO PARÁ

Projeto “Diálogos com o Patrimônio” discute educação patrimonial

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/03/2019 13h24

Lugar de Mulher é onde ela quiser! Com base nesse empoderamento, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), escolheu o mês de março para iniciar uma das frentes de trabalho do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC), “Diálogos com o Patrimônio” em 2019, um projeto de educação patrimonial desenvolvido pela Diretoria de Patrimônio da Secretaria, que se propõe a identificar, difundir, valorizar e proteger bens patrimoniais paraenses.

A primeira edição ocorre na próxima terça-feira (19), às 15h, no Teatro Estação Gasômetro e será protagonizada por mulheres artistas, ativistas culturais e pesquisadoras que discutem arte, sociedade e política no Estado. “Nós entendemos, com base na legislação, que patrimônio não se trata apenas de prédios e manifestações, mas também a nossa fala e a relação de transversalidade do social com o político, é o que essas mulheres constroem no dia-a-dia”, afirma Lucy Azevedo, diretora do DPHAC.

A servidora vai mediar a mesa redonda que traz como tema central “Patrimônio e Ativismo Cultural” e conta com a participação da dra. Ana Maria Linhares, professora e historiadora da UFPA; Maria Páscoa Sarmento de Souza, doutoranda em Antropologia da UFPA;  Ellana Silva, pós-graduanda em Ensino da Sociologia na UEPA e vice presidenta norte da União Nacional dos Estudantes (UNE) e Tatiana Oliveira, advogada e mestranda em "Estado, Governo e Políticas Públicas" pela FLACSO.

Além do projeto Diálogos com o Patrimônio, que ocorrerá mensalmente, o setor de educação patrimonial prevê outros três programas: “Patrimônio Vivo”, que tem como finalidade estimular a troca saberes e fazeres nos interiores do Pará, por meio de oficinas ministradas pelos mestres e fazedores de cultura das próprias regiões; “Roteiros Patrimoniais”, no qual serão promovidas visitas guiadas por historiadores a diversos pontos de cultura e memória do nosso Estado e “12 horas de Museu”, que propõe uma imersão mais participativa da sociedade nos espaços museais em um horário de funcionamento especial.

O evento é gratuito e haverá emissão de certificado.

Palestrantes:

ANA MARIA LINHARES - Profa. Dra. Historiadora - UFPA, coordena o projeto de pesquisa acerca da educação patrimonial sobre o colecionismo da cerâmica marajoara e projeto de extensão "Lugar de mulher é onde ela quiser: gênero e ensino de História”.

MARIA PÁSCOA SARMENTO DE SOUZA - Doutoranda em Antropologia no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPA, desenvolve a tese MULHERES NA LUTA: AGÊNCIA SOCIO-POLÍTICA E RESISTÊNCIA FEMININA NAS ASSOCIAÇÕES QUILOMBOLAS DE SALVATERRA-PA, na linha de pesquisa Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais.

ELLANA SILVA - Pós-Graduanda em Ensino da Sociologia na UEPA e Vice presidenta norte da UNE. Vai abordar o tema “O protagonismo das mulheres no movimento estudantil”.

TATIANA CIBELE OLIVEIRA - Advogada, mestranda em "Estado, Governo e Políticas Públicas" pela FLACSO. Militante feminista da Marcha Mundial das Mulheres, Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT/PA, Vice Presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará.

Serviço:

A mesa redonda “Patrimônio e Ativismo Cultural” acontecerá nesta terça-feira (19), às 15h no Teatro Estação Gasômetro. Entrada gratuita.