Estado fortalece economia do turismo na Europa
A participação em feiras internacionais é um fator chave para os diversos segmentos da ampla cadeia econômica de atividades da indústria do turismo. Pensando nisso, o Pará mais uma vez marcou presença nas duas principais feiras de turismo da Europa no primeiro semestre: a ITB Berlim, na Alemanha, que foi realizada entre os dias 06 e 10 de março, e também na Bolsa de Turismo de Lisboa, a BTL, que ocorreu 13 a 17 de março, em Portugal.
O Pará fez parte do estande da Embratur, onde empresários do setor puderam receber o material promocional “Experiência Pará”, artefatos da cultura paraense e brindes produzidos no Espaço São José Liberto. Os representantes do turismo paraense também tiveram reuniões específicas agendadas com operadores turísticos e profissionais do trade europeu.
A participação nas feiras considerada muito positiva pelo titular da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), André Orengel Dias. “É muito importante esse contato direto com o trade turístico europeu e com o mercado final, para que a gente possa apresentar o nosso estado e atrações turísticas que nós temos, fazer relacionamentos com outros secretários, com a Embratur, a imprensa. A tônica tem sido por todos no potencial que o Pará tem no turismo, as belezas naturais, na culinária, na expressão cultural. É importante estar presente, conversar com o trade e conhecer o perfil desse consumidor. Estaremos novamente presentes no ano que vem, mais fortes e mais preparados”, afirma.
De acordo com a coordenadora de Marketing da Setur, Ana Paula Machado, um dos encontros agendados pelo destino Pará junto ao trade foi com a operadora Schultz, uma das maiores empresas do setor. Também foram feitas articulações institucionais com a Embratur já visando a primeira edição da Expo Amazônia, que vai ocorrer de 23 a 25 de maio, no Pavilhão do Parque das Nações, também em Lisboa, Portugal.
A I Expo Amazônia engloba cultura, turismo e negócios, e será palco da apresentação da Amazônia Lusitânia. Formada por 27 cidades do Pará e 3 cidades do Amazonas, com as 30 cidades portuguesas do mesmo nome, as chamadas cidades homônimas, é uma espécie de intercâmbio cultural e turístico da história recente entre o Pará, o Amazonas e Portugal, para ampliação dos laços luso-brasileiros.
A gastronomia do Pará e do Amazonas estarão presentes na praça de alimentação amazônica, concebido para a culinária típica da região, onde chefs de cozinha vão mostrar seus pratos e criações. A programação ainda inclui palestras, workshops e rodadas de negócios, promoção de produtos do Pará e do Amazonas, em especial do agronegócio.
“Eventos como estes são gigantescos, envolvendo milhares de pessoas. O turismo é uma economia pujante e um caminho para o desenvolvimento do Estado. Em Berlim, tivemos a presença de 180 países. Mais de 180 mil metros quadrados de feira. E, realmente, quem não está nestes eventos não existe para o mercado do turismo, nem para o turista, nem para as agências de viagens. É um mercado muito competitivo. Temos que saber explorar nosso potencial e vender cada vez melhor os nossos atrativos”, conclui André Dias.