Soure recebe atendimento itinerante no fim de semana
O município de Soure, na ilha do Marajó, recebe no sábado (02) e domingo (03) o serviço de atendimento itinerante do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Os candidatos farão a segunda fase, equivalente ao exame téorico sobre legislação de trânsito. O gerente regional do Detran de Soure, Jonathan Craveiro, assegurou que todas a providências já foram tomadas para receber os candidatos. O local escolhido foi o auditório da escola centenária professor Gaspariano Batista da Silva, localizada na travessa 14 de Março, entre a 5ª. e a 6ª. Ruas. “Acredito que o exame será bem tranquilo até porque o número de candidato é bem menor”, disse. O atendimento começa às 8h e se estende até as 18h, com um breve intervalo para o almoço.
O Detran adverte que os candidatos à primeira habilitação do interior do estado precisam ficar atentos as novas normas estabelecidas para a aquisição da CNH Provisória. As mudanças começaram a ser testadas em julho justamente em Soure, no Marajó, por meio de um projeto piloto. Agora é preciso agendar o atendimento na Ciretran local ou via site do Detran na internet. O candidato precisa também comparecer na data marcada para o exame já com boleto pago. Na primeira fase é exigida a captura de imagem e a biometria. Nas Ciretrans onde esta tecnologia ainda não está disponível, a equipe volante estará no município um dia antes a fim de cumprir o que determina a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A diretoria geral do Detran já autorizou um cronograma de atendimento itinerante para setembro. Nos dias 16 e 17 serão atendidos os municípios de Vigia, Almeirim, Canaã dos Carajás, Cametá, Uruará (1ª fase), Acará (2ª fase) e Oriximiná (2ª e 3ª fases). Nos dias 23 e 24 de Setembro, a 1ª fase acontece em Óbidos, Tucumã, Gurupá e Itupiranga. Já os municipios de Monte Alegre e Xinguara recebem as 2ª e 3ª fases. “O Atendimento itinerante cumpre o dever institucional do Detran de possibilitar ao cidadão o acesso à regularização. As grandes distâncias em nosso estado nos impõem esse atendimento diferenciado e em dias alternativos, como os finais de semana”, explica a diretora geral do Detran, Andréa Hass.