Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SANTA IZABEL

Susipe consegue impedir ação de resgate de presos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
05/03/2019 10h26

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) informa que, por volta das 00h20 desta terça-feira (5), presos do pavilhão 5 do Centro de Recuperação Penitenciário Pará I (CRPP I), no Complexo de Santa Izabel, pularam a muralha próxima à guarita 7, nos fundos da unidade prisional. Eles utilizaram uma corda feita com lençóis emendados para escalar a estrutura e tiveram apoio externo, com disparos de arma de fogo.

A Diretoria de Administração Penitenciária da Susipe (DAP) se encontra no Complexo na tarde desta terça-feira, para realizar a revista e a recontagem de presos no local e no entorno do polo de americano. A ação conta com o apoio de policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar. Um preso, ainda não identificado, foi encontrado morto no pavilhão 5. Segundo a DAP, foram encontrados também 5 carregadores de armas com munições. Nenhum agente prisional foi ferido ou sofreu dano físico. 

A Corregedoria da Susipe está tomando as devidas providências para instaurar o procedimento disciplinar penitenciário (PDP) contra os internos envolvidos. As investigações continuam no complexo para a apuração de mais informações.

Ação frustrada - Também no CRPP1, por volta de 1h45, no presídio de Americano, foi frustrada uma ação de resgate de presos. A tentativa foi contida pelo Batalhão de Polícia Penitenciária (Bpop), pelas PM's de Castanhal e de Santa Izabel, e por duas guarnições do Comando de Operações Especiais (COE), que revidaram da muralha, além da Rotam, que deu apoio na rua Ferreira Pena. Os presos fugiram pela guarita 8. O Bpop ocupava as guaritas 7 e 9, porém os militares não conseguiam avançar em virtude do apoio externo.

Na ação, houve troca de tiro. A Susipe informa que os internos contaram com aproximadamente 3 pontos de apoio externo e possivelmente com apoio interno de apenados. Informações do diretor de Administração Penitenciária da Superintendência, que está no local desde a madrugada, apontam que, após buscas realizadas no entorno da unidade, até este momento foi contabilizada a fuga de 15 custodiados. Neste incidente, um preso foi alvejado e morreu no local. Essa segunda vítima também ainda não foi identificada.

Pela manhã, os agentes da Susipe entraram na unidade com a ajuda das guarnições, para fazer a contagem dos presos e verificar as condições internas do local. Somente após a conferência poderá precisar o quantitativo.