Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ACOLHIMENTO

Santa Casa realiza gincana para crianças da terapia renal

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/03/2019 14h25

Crianças e adolescentes que realizam tratamento de hemodiálise, na Terapia Renal Substitutiva Pediátrica da Santa Casa do Pará, iniciaram hoje uma gincana de atividades que segue até o final deste mês, tendo como tema, os cuidados centrados no paciente, reforçando o seu empoderamento no cuidado com sua saúde e segurança, além de proporcionar para que tenham mais autonomia, independência na condução de seu tratamento.

Segundo Fernanda Lobato, terapeuta ocupacional, a gincana surgiu como uma proposta para reforçar as ações em saúde e educação continuada, em função do longo tempo de tratamento dos pacientes. “E a participação dessas crianças, suas famílias e toda a equipe que trabalha na área, é fundamental para melhorar o relacionamento nos aspectos que busquem a melhor qualidade de vida desses pacientes e seus acompanhantes. Anualmente, a gente observa o que precisa, da necessidade do serviço e escolhe uma temática para reforçar o trabalho de orientação, para atingir metas e melhorar o desempenho”, destaca a terapeuta.

Suely Moraes, mãe de Samile Moraes, de 10 anos, que realiza o tratamento há quatro anos no Hospital, diz que é um momento importante porque todos interagem. As crianças ficam mais animadas, deixam de se concentrar um pouco no problema. “Quando estão brincando, interagindo com outras crianças, elas acabam ficando melhor na máquina, durante o processo de diálise e saem mais animadas. Essa gincana acaba tendo um efeito melhor em nossa união, em que um ajuda ao outro diante dos problemas vividos por nossos filhos".

Para Clélia Magalhães, avó de Rúbya Emanuelly, de 14 anos, paciente da terapia renal, o evento aproxima mais as pessoas. "A minha neta fica contando o tempo para participar dessas atividades, porque eles brincam, eles cantam, interagem com os excelentes profissionais que atuam aqui. Ficar 4 horas na máquina fazendo a hemodiálise, sem fazer nada é um momento muito solitário e quando a gincana acontece é muito bom", reforça Clélia.

O Centro de Terapia Renal Substitutiva Pediátrica foi inaugurado em  2011, com a função de oferecer a hemodiálise para crianças com doenças renais crônicas, para pacientes que moram em Belém e municípios de outras regiões do Estado. O Centro é referência para tratar doenças renais, tendo um atendimento que envolve crianças e adolescentes com até 18 anos, oferecendo nefrologia pediátrica, hemodiálise pediátrica, ambulatórios, enfermarias e interconsultas disponibilizando um atendimento multiprofissional. Atualmente, 26 pacientes são atendidos no centro de terapia da Santa Casa.