Centro de reabilitação investe no atendimento e oferece hidroterapia para PcD
O jovem Airton Pessoa, de 24 anos, formado em Educação Física, é um dos usuários do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), que passou a fazer a atividade de hidroterapia oferecido pelo complexo à Pessoas com Deficiência (PcD) de todas as faixas etárias. A hidroterapia é um recurso que utiliza as propriedades da água na prevenção e no tratamento de diversas patologias e consiste na realização de exercícios específicos em piscina coberta e aquecida, visando obter a máxima recuperação do paciente.
Com paralisia cerebral, Airton Pessoa recebe atendimento no CIIR desde julho e já percebe os benefícios e a evolução na aumento da amplitude de seus movimentos com a prática da atividade. Ele foi o primeiro usuário a iniciar a nova terapia. "Estou muito contente, agora com a hidroterapia, minha reabilitação ficou ainda mais completa", enfatizou o paciente, que também faz acompanhamento com fonoaudiólogo, fisioterapeuta e educador físico. Na hidroterapia, realizada uma vez por semana, ele tem acompanhamento de um educador físico e de um fisioterapeuta.
Entre os vários benefícios da hidroterapia, a coordenadora do serviço de Fisioterapia, Monizze Carleto, aponta o relaxamento muscular, o alívio da dor, o ganho de amplitude de movimento e o ganho de força muscular como os principais benefícios. Ela informa que a terapia é indicada para todas as áreas da fisioterapia que envolvem problemas de ordem traumato-ortopédicos, neurológicos, entre outros.
“As indicações mais comuns atendidas pelo CIIR são para pacientes com deficiências físicas diversas: acidente vascular cerebral paralisia cerebral, distrofias musculares, pós fraturas, luxações”, pontuou, informando ainda que a hidroterapia pode ser utilizada também em pacientes autistas, com deficiências visuais e auditivas, entre outros.
Carleto explica que o tratamento é realizado por um fisioterapeuta e um educador físico que, após avaliação, determinam as metas e condutas, visando acelerar e facilitar a reabilitação. Segundo a especialista, a grande vantagem da reabilitação na água é a diminuição do peso corporal, que permite uma maior liberdade de movimento, possibilitando trabalhar grandes grupos musculares em amplitudes e direções diferentes de forma completa.
Durante a terapia são utilizadas diferentes combinações de exercícios, tornando a utilização da água um dos recursos terapêuticos mais famosos por suas propriedades físicas, além de proporcionar bem estar ao paciente. Toda equipe de fisioterapia e educação física do Centro está apta para atuar na hidroterapia. O complexo oferece confortáveis instalações com duas piscinas com aproximadamente 6m por 15m com uma profundidade de um metro para reabilitação.
Estrutura - O CIIR presta assistência global à Pessoa com Deficiência (PcD) de todas as faixas etárias, no Pará e na Região Norte. São diversas especialidades, tecnologias e estrutura de última geração, associadas à qualidade, segurança e humanização destinadas 100% aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os usuários contam ainda um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO II) para atendimento das complexidades em odontologia com diversos procedimentos, inclusive de cirurgias de bucomaxilofacial e todo serviço de ortodontia e endodontia.
O atendimento global conta ainda com serviço de apoio e diagnóstico, com raio X digital, ultrassografia, eletroneuromiografia, ergoespirometria, eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma, mapa, holter, raio-X odontológico, densitometria óssea e hidroterapia em piscina aquecida.
O CIIR assegura também atendimento ambulatorial em anestesiologia; clínica médica, com qualificação no atendimento de urgência, cardiologia, fisiatria, genética, neurologia, adulto e infantil, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, proctogastroenterologia, urologia, psiquitaria, odontologia, endodontia, periodontia, bucomaxilofacial, estomatologia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, serviço social, enfermagem, nutrição, pedagogia, psicologia, sociologia e educação física.
Atendimento - Os usuários podem ter acesso aos serviços por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, acolhido pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminhará à regulação Estadual, onde o pedido será analisado conforme perfil do usuário, através do Sistema de Regulação - SISREG. É importante ressaltar que não há atendimento espontâneo ou qualquer tipo de inscrição ou cadastramento no CIIR.
Serviço: O CIIR funciona em um prédio na Rodovia Arthur Bernardes,1000. Mais informações: 4042-2157/58/59.