Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENDIMENTO

Cirurgias pediátricas são realizadas no Hospital Materno-Infantil de Barcarena

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/01/2019 17h45

O pequeno Ricardo Souza, de apenas nove anos, morador do município de Moju (PA), foi referenciado pela Central Interna de Regulação da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) para fazer um procedimento cirúrgico no Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB) Dra. Anna Turan, no início do mês de janeiro. Ele e outras duas crianças foram os primeiros pacientes de cirurgia pediátrica da Unidade.

“Quando nos direcionaram para cá e cheguei aqui com meu filho, fiquei impressionado com a estrutura da Unidade. Estamos acostumados a ser maltratados, a ter uma estrutura precária e aqui, pelo contrário, tudo é diferente. Estou mais aliviado com a cirurgia do meu filho”, comemorou o pai de Ricardo, o montador de estrutura metálica, José Arlindo Souza. A família mora a 56 quilômetros de Barcarena, cidade onde fica localizado o HMIB. 

O pequeno paciente, que participou de atividades na Brinquedoteca enquanto aguardava a cirurgia, comentou sobre como a maneira como foi atendido. “Me trataram tão bem nesse hospital, eu posso até brincar com meus colegas que conheci aqui”, relatou Ricardo.

A Unidade tem capacidade de realizar cirurgias eletivas pediátricas de pequena e média complexidades, com grande importância no tratamento das patologias cirúrgicas infantis. “Foram três cirurgias de pequeno porte, sem nenhuma intercorrência, com uma equipe bem alinhada, estrutura física adequada para que tudo saísse da melhor forma possível. As crianças evoluíram bem no pós-operatório, sem dores e, por isso, ontem mesmo receberam alta”, explicou a cirurgiã pediátrica do HMIB, Ana Carolina Matos. 

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan conta com toda a estrutura necessária para próximas cirurgias eletivas. “Nossa perspectiva para semana que vem é realizar novas cirurgias, como retiradas de hérnias e lesões de pele, e essa será nossa rotina daqui em diante. Já temos inclusive crianças em acompanhamento pré-operatório no ambulatório”, reiterou a cirurgiã. 

“A nossa perspectiva é que esse número de cirurgias pediátricas aumente cada vez mais para que consigamos chegar ao total de 40 a 50 procedimentos no final de cada mês”, afirmou a diretora Técnica do HMIB, Mary Mello. 

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.500 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.