Delegado-geral dá posse ao novo titular da Superintendência da 6ª RISP em Capanema
O delegado-geral Alberto Henrique Teixeira de Barros procedeu, nesta sexta-feira (11), à transmissão de cargo de superintendente da 6ª Região Integrada de Segurança Pública (6ª RISP), na sede da Polícia Civil, em Capanema, no nordeste paraense. Assumiu o cargo o delegado Temmer da Cunha Khayat em lugar do delegado Alberone Afonso Miranda Lobato. Na mesma ocasião, foi anunciado, pelo diretor de Polícia do Interior, delegado José Humberto Melo, que será criado, em Capanema, um Núcleo de Apoio à Investigação (NAI), vinculado ao NIP (Núcleo de Inteligência Policial), para auxiliar as ações de Polícia Judiciária na região. O novo NAI será comandado pelo delegado Alberone Lobato. Após a solenidade, a Superintendência da 6ª RISP recebeu a visita do governador do Estado, Helder Barbalho, e do vice-governador, Lúcio Vale.
Realizada no auditório do prédio da Superintendência da 6ª RISP, a solenidade de transmissão da cargo, presidida pelo delegado-geral, contou com as presenças, na mesa oficial do evento, do assessor do Fórum de Capanema, Antonio Carlos Monteiro; do major Vagner Jorge Mendes, representante da Polícia Militar; do capitão Pedro Alexys Espíndola Farias, representante do Corpo de Bombeiros; da assessora da Prefeitura de Capanema, Maria Izabela Mota da Silva; e da prefeita de Primavera, Renata Sousa, além do diretor de Polícia do Interior e do atual e do ex-superintendente da região. A corregedora regional da 6ª RISP, delegada Janaína Cedran, e servidores públicos de Capanema e de municípios da região estiveram presentes na solenidade que teve como mestre de cerimônia a escrivã Fátima Andrade.
Com oito anos de carreira na Polícia Civil, o delegado Temmer Khayat estava à frente da Superintendência da 3ª RISP sediada em Castanhal. Ele agradeceu ao delegado-geral e ao diretor de Polícia do Interior, pela confiança de ter lhe dado o novo desafio de comandar a 6ª RISP. "Contamos com excelentes policiais civis (na região de Capanema) que já vinham desenvolvendo esse trabalho de combate ao crime. A gente chega para somar esforços para que possamos continuar dando resultados e respostas que a sociedade espera da gente no combate à criminalidade. Agora é uma nova região, com nova equipe, mas sempre com o mesmo gás, mesmo comprometimento, mesmo profissionalismo, para que consigamos alcançar, junto não só com todos os policiais civis, mas também com os parceiros como a Polícia Militar e Ministério Público, para que possamos fazer um trabalho de integração, de aproximação, para que o sistema funcione como um todo e a gente alcance os resultados desejados", ressalta Khayat.
Sobre as prioridades na região, o delegado destacou priorizar o atendimento ao público e intensificar o combate ao tráfico de drogas e aos crimes contra o patrimônio, além de buscar reduzir os índices de homicídios.
Com 14 anos de carreira na Polícia Civil, o delegado Alberone Lobato avaliou positivamente os oito meses em que ficou à frente da Superintendência da 6ª RISP, que é formada por 19 municípios localizados na região do Caeté, no nordeste do Pará. "Com a participação de nossos colegas policiais civis e com a integração que fizemos com a Polícia Militar, tivemos resultados positivos no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas, e na diminuição do número de homicídios na regional", avalia o delegado.
O diretor de Polícia do Interior, delegado José Humberto, manifestou-se com as melhores expectativas sobre o trabalho a ser desenvolvido pelo delegado Temmer na 6ª RISP. "Ele (Temmer) realizou um belíssimo trabalho em Castanhal. Agora, no novo desafio, com a implantação do NAI na regional de Capanema, tenho certeza de que os resultados serão os melhores possíveis", destaca.
Renata Sousa (MDB), prefeita de Primavera, um dos municípios que integram a 6ª RISP, destacou o trabalho em parceria desenvolvido entre a administração pública municipal e a Polícia Civil. "A nossa relação tende a melhorar mais ainda. A prefeitura de Primavera sempre esteve à disposição das Delegacias para ser parceira e estar disponível no que for necessário para dar condições ao trabalho deles", salientou a prefeita.
Para o delegado-geral Alberto Teixeira, as expectativas são as melhores possíveis em relação ao trabalho que será desempenhado pelo delegado Temmer Khayat na região de Capanema. "Confio na capacidade do delegado Temmer e tenho convicção de que ele fará trabalhos nos mesmos moldes do realizado na Superintendência de Castanhal, com ações de combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas, bem como, dará atendimento à população nos crimes de menor monta, mas que efetivamente precisam da assistência da Polícia Judiciária de forma eficaz", assevera.
A transmissão de cargo de superintendente da 6ª RISP, sediada em Capanema, foi a segunda a ser realizada pelo delegado-geral Alberto Teixeira. No último dia 8, foi dada posse ao novo superintendente da 3ª Região Integrada de Segurança Pública, com sede na cidade de Castanhal, nordeste paraense. Assumiu o cargo o delegado Paulo Henrique Ribeiro Junior em substituição ao delegado Temmer Khayat.
Visita do governador - Após a solenidade de transmissão de cargo do novo superintendente regional, o governador Helder Barbalho, que estava no município de Capanema, visitou o prédio da Superintendência da Polícia Civil no município. Ao lado do vice-governador Lúcio Vale, Helder reuniu-se no auditório da Unidade Policial com servidores públicos da corporação policial para agradecer pelos trabalhos desempenhados pela Polícia Civil na região.