Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Centro de reabilitação lança projeto e associa atividade física aquática ao tratamento convencional

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/01/2019 15h25

Um clima de festa e muita disposição marcou o lançamento do projeto “Meninos do Rio”, do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), nesta sexta-feira (18). A ação contou com a participação de cinco usuários com deficiências variadas e indicação para a prática da modalidade de canoagem e stand-up paddle, atividades desenvolvidas às margens da Baia do Guajará, onde fica localizado o único centro da região Norte que oferece assistência global à Pessoa com Deficiência (PcD).

O Stand Up Paddle, ou SUP, é uma modalidade em que originalmente se praticava o remo na prancha em pé e com remo de pá larga para se locomoverem. Hoje se utiliza a prancha de outras maneiras – sentado ou deitado, e, a canoagem em caiaque ou canoa havaiana, são esportes que podem ser praticados individualmente ou de forma coletiva indicada para PcD

A associação da atividade esportiva aquática com o tratamento convencional da reabilitação garante a amplitude da perspectiva terapêutica do projeto. De acordo com a coordenadora do setor de Fisioterapia do CIIR, Monizze Carleto, o treinamento realizado na água permite a estimulação do corpo como um todo.

“Essa terapia consegue evoluir na reabilitação o sistema músculo-esquelético, velocidade, força, equilíbrio, coordenação, flexibilidade, lateralidade, resistência cardiorrespitória, neuromuscular”, explicou, ressaltando ainda que a atividade em grupo promove a interação, novas amizades e trabalho em equipe, além do importante benefício psicológico e emocional.

O usuário Saulo Melo, 32, é um dos usuários com indicação para o stand-up paddle. “É muito bom participar desse projeto. Gostei demais e estou muito feliz. Pretendo continuar. Fisicamente me sinto mais disposto com amplitude de movimentos e emocionalmente também é ótimo. O esporte melhora humor, a interação e autoestima”, disse o jovem que é cadeirante.

A auxiliar administrativa Malena Martins, de 24 anos, foi outra usuária beneficiada com o projeto. “Achei a proposta maravilhosa. Uma ideia incrível que já está dando certo. Eu que não praticava nenhum tipo de esporte e, a partir de hoje, tenho essa oportunidade e em uma área linda e aberta na Baia do Guajará”, disse a jovem sem esconder a felicidade. Ela estimula a busca pela melhoria da qualidade de vida das PcD. “Não tenham medo. Tenham muita fé, porque todos somos capazes”, afirmou Malen, que teve que amputar a perna direita aos 4 anos de idade para se ver livre de um câncer ósseo.

O projeto - Para o gestor do Centro de Reabilitação, José Neto, o lançamento do “Meninos do Rio” foi um sonho realizado de toda equipe. “Vai beneficiar pacientes com indicação para terapia dos esportes náuticos. Esse é o SUS que dá certo”, ressaltou, ao destacar o pioneirismo do CIIR ao oferecer terapias alternativas e diferenciadas, que propiciam atendimento global, especializado e individualizado ao PcD, que é o  verdadeiro sentido da inclusão.

O evento contou com o apoio do Grupo “Canoa Paid´égua” e de Robson Sousa, mais conhecimento como “Robson Careca”, que após sofrer um acidente automobilístico perdeu controle da  mobilidade de seus membros inferiores até a altura da cintura. Hoje, ele é atleta de surf adaptado e contribui sendo um exemplo de superação e orientações sobre a prática, promovendo a inclusão inversa ao repassar seus conhecimentos à equipe de fisioterapeutas e preparadores físicos do CIIR.

“Nunca vi algo igual ao CIIR no Brasil. Estamos falando de estrutura física, equipamentos, acessibilidade, profissionalismo, qualidade vida, saúde, reabilitação, esporte, lazer e cultura para PcD”, enfatizou, parabenizando a equipe do centro.

Estrutura - O CIIR é composto pelo Centro Especializado de Reabilitação (CER IV), que inclui atendimento para deficiência visual, auditiva, intelectual e física; Oficina Ortopédica com dispensação, confecção, manutenção, ajustes de ósteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, ocular , auditiva; e o Centro Especialidades Odontológicas (CEO II). Ou seja, o Centro reúne em um único espaço assistência médica, odontológica, reabilitação, capacitação, além de  serviço de Apoio e Diagnósticos, que aumenta significativamente a resolutividade na atenção às crianças, jovens e adultos com deficiência no estado.

Atendimento - Os usuários podem ter acesso aos serviços por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município. Esta, por sua vez, encaminhará à regulação Estadual, onde o pedido será analisado conforme perfil do usuário através do Sistema de Regulação (SISREG). É importante ressaltar que não há atendimento espontâneo ou qualquer tipo de inscrição ou cadastramento no CIIR.

Serviço: O CIIR funciona em um prédio na Rodovia Arthur Bernardes, 1000. Mais informações: 4042-2157/58/59.