Seduc dialoga com gestores e facilita projetos nos municípios
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está promovendo um grande diálogo com gestores municipais que participam do Fórum Permanente de Prefeitos e Prefeitas do Programa Municípios Sustentáveis, instalado na manhã desta quarta-feira (30), no Hangar, em Belém. Dirigentes e técnicos da Seduc, tendo à frente a secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Serruya Hage, participam de audiências de orientação gerencial com as equipes dos municípios onde a Seduc executa obras e tem projetos nas diversas áreas da educação. O objetivo é eliminar barreiras que impedem o avanço de projetos e a execução de convênio com os municípios.
A secretária Ana Claudia Hage explicou que a metodologia de relacionamento com os municípios facilita o gerenciamento dos projetos educacionais e de convênios, que implicam investimentos nas escolas, no transporte escolar e na merenda dos alunos.
Ela reiterou que a intenção da Seduc é eliminar obstáculos gerenciais e legais que impeçam o avanço desses projetos no município, e acrescentou que “o melhor dessas rodadas é que se cria uma interação capaz de somar esforços que contribuem para, efetivamente, projetar a educação paraense em outra dimensão de qualidade e resultados – uma missão de todos, principalmente neste ano, quando os estudantes farão a Prova Brasil (exame que determina a média do Estado no Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”.
Diálogo esclarecedor - Os diálogos, na avaliação dos gestores e suas equipes, são esclarecedores. O prefeito Juraci Estevam de Souza, de Alenquer, município da região oeste, foi atendido pela secretária Ana Claudia Hage, e disse que tratou sobre projetos relacionados às escolas estaduais no seu município, e encaminhou questões pontuais da área financeira.
Ao prefeito Francisco Paulo Barros Dias, de Rio Maria, na região sul, a equipe da Seduc informou que a reforma e ampliação das escolas “Catete Pinheiro” e “Aniceto Carlos Laranjeira” serão incluídas no próximo pacote de obras financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a ser licitado em novembro.
No atendimento prestado à Prefeitura de Monte Alegre (no oeste), a equipe da Seduc envolveu questões referentes à folha de pagamentos dos professores. Além do prefeito Jardel Vasconcelos, compareceram à audiência as secretárias municipais de Finanças, Ana Marília Barbosa, e de Trabalho e Inclusão Social, Josefina Carmo. “Precisávamos de orientação para encaminhar questões jurídicas, e fui bem recebido. Esse atendimento é um aspecto muito positivo do Fórum, inclusive no contexto que colocou o governador Simão Jatene, sobre a prestação de contas por parte dos municípios”, afirmou o procurador da Prefeitura de Senador José Porfírio, Fernando José Cordero.
Prioridades - O Fórum de Prefeitos é uma oportunidade para o governo do Estado conhecer prioridades dos municípios. A secretária Extraordinária dos Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene, também conversou com os prefeitos e prefeitas no Fórum e ressaltou a importância do setor educacional para o desenvolvimento dos municípios. “A educação está presente no Fórum de forma bem intensa. Fizemos um trabalho com a Secretaria de Educação e identificamos projetos prioritários para os municípios”, ressaltou.
Izabela Jatene acrescentou que “apesar de já existir um planejamento no âmbito da Seduc, especialmente obras que estão em andamento e processo relicitatório, é necessário que os municípios também sinalizem quais são suas prioridades. E isso foi feito de uma maneira muito harmônica e convergente”. (Colaboração de Eduardo Rocha).