Susipe reúne com vereadores para discutir ações de segurança
O diretor-geral da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), coronel Mauro Matos, se reuniu com o presidente da Câmara Municipal de Mocajuba, Carlos Alberto Pontes, e um grupo de vereadores, nesta quinta-feira (28). O objetivo foi tratar a pauta da segurança na cidade do nordeste paraense.
O encontro ocorreu em Belém, no prédio-sede da Susipe. Também foram abordados no encontro os impactos provocados pela construção do Centro de Recuperação Regional de Mocajuba (CRRMOC).
“Após a construção da unidade prisional, em Mocajuba, percebemos o aumento da violência e criminalidade no município. Precisamos discutir com o Governo medidas que possam garantir a segurança da população e mudar essa realidade”, questionou o vereador e presidente da Câmara Municipal, Carlos Alberto.
O diretor-geral penitenciário da Susipe reiterou que o aumento da violência é um fenômeno também nas cidades pequenas.
“É importante destacar que a segurança da cidade é responsabilidade das Polícias Civil e Militar. O trabalho da Susipe é intramuros. O Governo tem reforçado as ações de prevenção e combate à violência e à criminalidade na região para garantir tranquilidade à população de Mocajuba. É um trabalho conjunto, mas é importante destacarmos que uma unidade prisional faz parte do aparato de segurança pública, e no CRRMOC estão custodiados somente presos do próprio município”, afirmou o coronel Mauro Matos.
A pauta com todas as questões discutidas na reunião será encaminhada para o Conselho Estadual de Segurança Púbica (Consep).
Participaram do encontro, além do presidente da Câmara Municipal de Mocajuba, os vereadores Jadielson Meireles, Marcos Lopes, Aluísio Vieira, Confira Navegantes, Socorro Dutra e José Maria.
*Texto: Walena Lopes.