Detran capacita agentes de fiscalização em educação para o trânsito
Vinte e um agentes de fiscalização de trânsito de 12 municípios do interior do Estado iniciaram nesta quinta-feira (31) um curso de formação continuada voltado à educação para o trânsito. Promovida pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), a capacitação tem o intuito de tornar mais ampla a atuação do profissional com a integração das atividades de fiscalização e educação, garantindo também a melhor prestação de serviço à população.
“A proposta da gestão é fazer essa integração nas operações, nas campanhas e na atuação em geral do agente de trânsito, unindo os princípios de cada frente para obter resultados positivos, como a mudança de comportamento dos condutores e a consequente redução dos índices de acidentes de trânsito, bem como da demanda por leitos hospitalares voltados a vítimas de acidentes”, afirmou a diretora geral do Detran, Andrea Hass.
Durante a formação, que terá duração de três dias e carga de 30 horas/aula, os agentes irão conhecer novos conceitos e práticas que promovam um trânsito mais seguro e humanizado. Dentre as disciplinas que serão ministradas estão: Ética e Cidadania para o Trânsito, Legislação de Trânsito (cap.VI do CTB) e Resoluções Pertinentes, o Perfil do Agente de Trânsito nas Abordagens Educativas, Educação para o Trânsito e Metodologias voltadas para Educação de Trânsito.
De acordo com o coordenador de Educação para o Trânsito, Valter Aragão, a capacitação foi pensada para que a atuação do Detran dentro dos municípios seja completa e continuada, contando não apenas com a fiscalização, mas também com ações educativas e preventivas.
“Essa capacitação irá formar os agentes de fiscalização para que ele seja um multiplicador do Detran na área de educação. Estamos ampliando o leque de ações dos agentes, para que além das atividades de fiscalização do dia a dia comeceçem também a trabalhar dentro das suas cidades a questão da prevenção, relacionadas com escolas, empresas e centros comunitários, fazendo que o Detran esteja presente de forma integral no município e direcionado para a problemática local, que é diferente em cada cidade”, explicou o coordenador.
Para a agente de fiscalização de trânsito do município de Tucuruí, Eliana Ramos, o curso voltado para a educação é muito importante e trará benefícios para população como um todo. “É muito importante fazer essa integração dos agentes que não trabalham na capital, pois cada município possui a sua peculiaridade, e com essa formação sairemos daqui sabendo como melhorar a nossa realidade local. Somos fiscais, mas também temos o dever colaborar com a educação para o trânsito, assim como para a engenharia de tráfego. Acredito que esse trabalho integrado terá um resultado social muito positivo para o nosso município”, avaliou.
O espaço será aberto também à troca de experiencia e ao debate dos elementos da problemática local para desenvolver um Plano de Ação que possibilite a redução dos índices de acidentes no trânsito de cada município.