Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Município de Dom Eliseu oficializa adesão ao SEI

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/12/2017 00h00

A Prefeitura Municipal de Dom Eliseu, no nordeste do Pará, concretizou, no último dia 15 de dezembro, sua adesão ao Sistema Educacional Interativo (SEI), que está sendo implantado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). As aulas iniciam em fevereiro próximo.

O SEI levará o Ensino Médio à localidades do interior do Estado onde não existe escola regular dessa modalidade de ensino. O prazo para as prefeituras encaminharem documentação para elaboração do termo de adesão ao Sistema encerrou nesta sexta (15).

A partir do termo de adesão ao Sistema, prefeituras municipais tornam-se parceiras da Seduc na implantação e funcionamento de pontos de recepção das aulas via satélite em localidades de difícil acesso, no interior do Estado. As aulas serão em três turnos, para as três séries do Ensino Médio.

Em Dom Eliseu, funcionarão três pontos, localizados nas comunidades União, Rio Acampamento e Vila de Nazaré. O convênio com a Seduc foi assinado pelo prefeito Ayeso Gaston Siviero e outras autoridades municipais, em evento realizado na prefeitura.

Com o novo convênio, já são 19 os municípios que receberão as aulas do SEI, somando cerca de 60 pontos nessa primeira fase.

Matrículas iniciam em fevereiro

As matrículas para as turmas do SEI começarão no dia 19 de fevereiro e as aulas obedecerão ao calendário regular do ano letivo 2018. Os alunos serão matriculados nas escolas sedes dos municípios que aderiram ao Sistema, sob orientação dos professores que atuarão nas salas de aula.

Tecnologia facilitará aprendizagem

As aulas do SEI serão ministradas a partir de um estúdio de TV instalado em Belém, que faz parte de um Centro de Mídias onde serão produzidos recursos visuais de apoio pedagógico. No Centro atuarão dois professores: um ministrando aulas e outro interagindo com os alunos por meio de chat coletivo ou individual; e um terceiro professor apoiará os alunos na sala de aula, facilitando a interação com o Centro de Mídias.

A Seduc já formou uma turma de 37 professores que ministrarão as aulas no Centro de Mídias, em Belém. Eles trabalham, atualmente, na elaboração dos currículos e nos planos de aula.

O SEI é uma das ações da Seduc dentro do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica, financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Cada localidade receberá um ou mais pontos de recepção das aulas, de acordo com a demanda de alunos. Os equipamentos são uma antena receptora do sinal de satélite; um televisor; um computador conectado em uma rede de comunicação chamada IPTV (diferente de internet) e equipamentos de som.