Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FITA EM SÃO PAULO

Mercado de Pinheiros sedia palestras sobre cozinha do Pará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
31/08/2017 00h00

Nos dias 1º e 2 de setembro (sexta-feira e sábado), a Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), na edição especial da Feira Internacional do Turismo da Amazônia (Fita), leva para São Paulo (SP) o evento Cozinha do Pará, A Obra-Prima da Amazônia, que visa divulgar e promover a gastronomia paraense para o público paulistano, com seus ingredientes típicos, e fomentar e incentivar o turismo gastronômico no Pará.

Os encontros acontecerão no Mercado de Pinheiros, e incluem bate-papo com chefs e produtores locais sobre a importância da gastronomia paraense, suas origens e curiosidades, além de empresas apresentando, vendendo e oferecendo degustação de produtos típicos, como a distribuidora Combu – Produtos da Amazônia e a Empório Poitara.

Programada para acontecer em dois momentos distintos, em São Paulo e depois em Belém, a oitava edição da Fita 2017 tem suporte estratégico firmado no marketing promocional, comercialização dos produtos e destinos nas diretrizes dos planos estratégicos “Ver-o-Pará”, da Setur, e o “Pará 2013”, que recomenda a verticalização das cadeias produtivas do turismo.

Um dos desafios da equipe da Setur, sob a ótica do Ver-o-Pará, é ampliar a oferta no Estado para gerar, ativar o consumo, aumentar o número de visitantes em todos os seis polos turísticos, subir o gasto médio e a permanência - que atualmente atinge a média de sete dias, no máximo, isto quando atrelada ao Círio de Nazaré, o produto mais consumido por turistas do Brasil e do exterior.

Economia do turismo - Para o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, o Pará está preparado para cumprir algumas etapas da “economia do turismo” nos seis polos turísticos, cada um com referências geográficas e culturais bem definidas, a partir do perfil dos produtos turísticos trabalhados no Pará.

“Por exemplo, em Belém, temos um turismo cultural bastante organizado, um sistema de museus, a nossa música, danças, um Festival de Ópera que o País conhece e, principalmente, uma gastronomia com prestígio cada vez maior no Brasil e no restante do mundo. Belém encanta quem nos visita”, afirmou o secretário Adenauer Góes.

Workshop - Em um dos eventos do programa, o workshop “Pará, A Obra-Prima da Amazônia”, em São Paulo, a equipe da Setur vai detalhar as ações de planejamento, gestão e execução em construção para tornar o Estado um destino turístico no País. A eclética programação contempla uma ação promocional com operadores, agentes de viagens e jornalistas especializados.

Para avançar as novas etapas do “turismo como atividade econômica”, a feira alinhou ampla parceria do empresariado do Pará com entidades do setor no Brasil. Nessa perspectiva, a organização fechou para essa rodada de negócios a participação da Federação das Associações Comerciais do Pará, por meio da Faciapa, da Associação Brasileira de Viagens (Abav), Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (Abih) e os Conventions Bureau.

“Num dos eventos da Fita em São Paulo, no restaurante Capim Santo, nesta quinta-feira (31), são esperadas 100 operadoras de turismo do Brasil, que vão conhecer, interagir e estreitar relacionamento de negócios com 14 agentes de viagens do Pará, e depois provar uma sequência especial da gastronomia paraense”, informou Adenauer Góes. (Colaboração de Lígia Prestes e Douglas Dinelly).

PROGRAMAÇÃO

1º de setembro (sexta-feira)

10h30: Abertura do evento com participação do secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes; o diretor Álvaro Espírito Santo e a diretora Conceição Silva. Pela Faciapa, o presidente Fábio Lúcio Costa, o superintendente Mauro Bastos e o consultor jurídico Eduardo Klautau.

11 h: Palestra/Bate-papo.Palestrantes: Roberto Smeraldi e Saulo Jennings. Tema: As Surpresas da Diversidade.

14 h: Palestra/Bate-Papo: Palestrante: Ricardo Maranhão, da Academia Brasileira de Gastronomia. Tema: A Culinária Paraense, a Mais Antiga do Brasil.

16 h: - Palestra/Bate-papo: Palestrantes: Chef Ofir Oliveira e Lucia Boieira. Tema: Sabor Selvagem da Amazônia.

2 de setembro (sábado)

11 h: Palestra/Bate-papo. Palestrante: Daniela Martins. Tema: Mandioca, da raiz à folha.

14 h: Palestra/Bate-Papo: Palestrante: Professor Mestre, Ricardo Frugoli. Tema: Almoço do Círio de Nazaré – O Banquete Amazônico.

16 h: - Palestra/Bate-papo: Palestrantes: Mara Salles e Paulo Machado. Tema: Como os estrangeiros veem a culinária amazônica.

Serviço: Programação realizada no Mercado de Pinheiros, vão central - Rua Pedro Cristi, 89, Bairro Pinheiros - São Paulo (SP), das 10 às 18 h.