Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ANIVERSÁRIO

Programação celebra 369 anos da Fundação Santa Casa

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/02/2019 14h41

Programação celebra 369 anos da Fundação Santa Casa A Fundação Santa Casa de Misericórdia comemora, no próximo domingo (24), mais um aniversário e, em comemoração aos 369 anos de história do hospital mais antigo do Estado, uma programação foi realizada na manhã desta sexta (22). As atividades, voltadas para servidores e colaboradores, iniciaram às 8h, com uma missa na capela da instituição.

Dentre os mais de 2,7 mil funcionários, o hospital reserva memórias marcantes, como a da enfermeira Edissa Batista, de 73 anos. “Estou na Santa Casa desde 1970. Isso aqui, para mim, é uma benção. Foi o local onde tive e criei meus filhos. Representa muito na minha vida. Entrei aqui como servente, mas sempre tive a vontade de aprender, então fiz meu curso de enfermagem e aprendi até a fazer parto. O fato de cuidar de quem precisa faz eu me sentir bem em trabalhar aqui, é maravilhoso”, explicou.

A paciente Sabrina Souza, de 24 anos, teve seu primeiro filho na última terça (19). Ela acredita que, para as mães, a instituição tem um papel fundamental. “Fiquei feliz em saber que o Heitor nasceu na semana do aniversário do hospital. Eu me senti muito bem aqui, fui bem atendida por todo mundo, apesar de um momento de dor, já que tive parto normal. Para nós, mães, o mais importante é o cuidado com nossos filhos, e todo o apoio e estrutura foram dados para isso”, afirmou.  

Após a missa, os funcionários se dirigiram ao auditório, onde puderam conferir a apresentação do Coral da Santa Casa e a palestra do desembargador José Maria Quadros Alencar. Pelas palavras dele, os presentes puderam conhecer um pouco da história dos quase 400 anos do hospital e mais da sua relação de afeto com a instituição.

“Eu tenho uma relação de paixão com a Santa Casa. Sou fascinado pela história desse lugar. Aqui, eu sinto uma energia e uma força extremamente positiva. É o lugar onde a vida acontece, onde nasce o futuro do nosso estado. Quando eu vejo, por aqui, jovens e mães que acabam de dar a luz, eu me sinto energizado”, disse José Alencar.

No final da programação, os presentes foram até o salão de eventos, onde cantaram os parabéns pelos 369 anos da Santa Casa, e cortaram e distribuíram um grande bolo temático. Para Eduardo Amoras, presidente da instituição, é uma satisfação fazer parte dessa história.

“Há 56 anos, eu nasci aqui, como nasceram outros presidentes e muitos servidores, então é uma honra muito grande. Tenho muito orgulho em poder devolver com meu trabalho e empenho tudo o que a Santa Casa me ofereceu até aqui. Fico mais feliz de poder garantir a excelência, a qualidade, a segurança e a resolução de problemas crônicos dos nossos pacientes. Com o apoio do Governo e da Secretaria de Estado de Saúde Pública, vislumbramos um futuro ainda melhor”, enfatizou.

História – O hospital surgiu com o nome de Irmandade da Santa Casa de Misericórdia do Pará, na época, referência no atendimento de pessoas carentes. Seu primeiro endereço foi na atual Praça Barão de Guajará, onde fica o prédio da loja Paris n'América. Em 1990, a instituição passou ao regime jurídico de Fundação.

Atualmente, a Santa Casa é referência no atendimento de gravidez de alto risco, com uma das maiores demandas de leitos neonatais da América Latina, contabilizando uma média de dez mil partos por ano. A unidade dispõe de 486 leitos e, só no mês de janeiro, teve cerca de 1500 internações, sendo 900 partos.