Uepa promove Festival em comemoração ao ano novo chinês
Na próxima terça-feira (19), a Universidade Estadual do Pará (Uepa) e o Instituto Confúcio realizam às 15h30, uma programação cultural diversificada e gratuita alusiva ao Festival de Lanternas da Primavera, como é conhecida a festa que comemora primeiro dia do ano novo no calendário chinês. A programação acontece no Campus I da Uepa e terá a participação da banda chinesa Penicillin.
A comemoração é uma data móvel e é o evento mais importante e movimentado na China sendo comparado ao Natal nos países ocidentais. O ano que irá se comemorar é o 4717, ano do porco, no horóscopo chinês. Anualmente, o festival começa nos primeiros dias do 12o mês lunar e dura até meados do 1o mês lunar do ano seguinte. Nesse período, é celebrada a cultura oriental chinesa com um grande alcance em países pelo mundo. O objetivo é fortalecer o intercâmbio cultural.
Durante a programação ocorrerá a "Cerimônia do Chá", como uma homenagem a importância desse produto para a história da China na cultura, economia e política. Acontecerá, também, o "Corte de Papel" fazendo referência a arte chinesa milenar praticada desde que o papel foi inventado e, complementando, haverá uma "Demonstração de Artes Marciais", quando será exposta a cultura Kung Fu, com interação dos professores chineses com os participantes.
Para finalizar a programação, haverá show da banda "Penicillin" da cidade de Tóquio. A banda é conhecida por ter uma performance “inebriante” com muito rock alternativo e canções que expressam seu pertencimento à era do Rock.
Serviço - Festival da Primavera e Festival das Lanternas no dia 19 de fevereiro, às 15h30, no Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), localizado na travessa Djalma Dutra s/n (entre Trav. Municipalidade e Rua do Una), Telégrafo, Belém-Pará.