Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGENDA

Governador discute temas de interesse do Pará em Brasília

Por Redação - Agência PA (SECOM)
04/02/2019 17h58

O governador Helder Barbalho teve uma extensa agenda de trabalho nesta segunda-feira (4), em Brasília (DF). Pela manhã, às 9h30, participou do lançamento do Projeto de Lei Anticrime, apresentado pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, a governadores e secretários de Segurança de todo o país. Com Helder, estiveram na programação o secretário de Estado de Segurança Pública, Uálame Machado, e o Procurador Geral do Estado, Ricardo Sefer.

Sobre as medidas apresentadas pelo ministro, o governador ressaltou a importância de o país tornar mais rígidas as regras contra a criminalidade nos seus mais diversos perfis. “Particularmente, gostaria de destacar a importância de buscarmos fazer com que o sistema carcerário possa ser mais rígido para evitarmos que, a partir dos presídios, continue existindo a cultura da liderança da criminalidade no ambiente externo. Estaremos sintonizados com estas ações para que o Governo do Pará, junto com a população, possa trabalhar para a pacificação do nosso território”, frisou.

Na sequência, Helder seguiu para uma reunião com Jaime Holguin, da Corporação Andina de Fomento (CAF). A pauta foi o Programa Municípios Sustentáveis. Junto ao governador, estavam o titular da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), René Júnior, e a secretária de Estado de Educação (Seduc), Leila Freire.

Já pela tarde, Helder Barbalho foi recebido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli. “Hoje estive com o presidente do STF para tratar sobre a taxa hídrica do estado do Pará, e aproveitei para ter reunião da Corporação Andina de Fomento com a finalidade de tratar sobre empréstimos para os municípios, para obras no Estado. Também estive do BID para garantir celeridade nas obras e construções de escolas, para melhorar a educação no nosso estado”, concluiu. 

Por fim, o governador teve agendas prioritárias na área da Educação, junto com a secretária Leila Freire. Reuniu-se com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fábio de Barros Filho, na sede do Ministério da Educação; e também com a representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ximena Dueñas Herrera, para tratar do convênio firmado com a Seduc.

“Estivemos com a presidência do BID tratando a respeito de um importante financiamento que o Governo do Pará tem com essa Instituição, para reformas, ampliações e construções de novas escolas. Lamentavelmente, esse contrato, que foi assinado em 2013, compõe 89 obras e apenas 17 foram entregues até o momento, e em novembro deste ano ele encerra. Portanto, viemos aqui fazer a solicitação da ampliação deste prazo, com compromisso de cumprimento de metas, para que, efetivamente, essas escolas possam ser recuperadas e as obras aconteçam, para que possamos virar a página da educação precária que hoje é a realidade do Estado. E, possamos, com  investimento em educação, melhorar esse índices e a qualidade da educação no Pará”, disse o governador.