Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HOSPITAL DE CLÍNICAS

Exposição na ala de Psiquiatria do HC marca do Janeiro Branco

Por Redação - Agência PA (SECOM)
31/01/2019 09h35

O primeiro mês de cada ano, para muitas pessoas, é um ótimo momento para rever seus objetivos, traçar metas e criar sonhos. Há sempre, entre eles, o desejo de cuidar da saúde física. Mas, e a saúde mental? Esse é o principal objetivo do Janeiro Branco. A campanha busca alertar a população sobre a importância da saúde mental.

A campanha chama atenção para os cuidados com a saúde mental, abrangendo a atenção a pessoas com necessidades relacionadas a transtornos mentais como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo, pessoas com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas, como álcool, cocaína, crack e outras drogas.

E para mostrar a extensão da prática pelo bem estar mental, os profissionais de Terapia Ocupacional do Hospital de Clínicas idealizaram a exposição “Vozes do Inconsciente”, realizada na quinta-feira (30), na Emergência Psiquiátrica do hospital. A exposição apresenta as produções feitas durante as atividades expressivas com os pacientes. A Terapeuta Ocupacional Lívia Bentes conta que o trabalho foi uma união de ideias, a grande quantidade de produção e a campanha do Janeiro Branco. “ A gente juntou duas ideias, queriamos comemorar o Janeiro Branco, que é essa iniciativa de cuidar da saúde mental e ao mesmo tempo na T.O. (Terapia Ocupacional) fazemos muitas atividades expressivas que fazem os pacientes colocarem no papel o que está na cabeça deles, o que eles querem falar e não conseguem, e aí a gente pensou por que a gente não comemora o Janeiro Branco fazendo uma exposição do que eles têm a dizer sobre a saúde mental ”, explicou ela.

Ainda durante a exposição das produções houve a apresentação musical de pacientes e do cantor Adson Baía.