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Governo do Estado apresenta proposta para acelerar obras de requalificação da BR-316

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/01/2019 18h26

O governador Helder Barbalho reiterou, na tarde desta segunda-feira (28), o interesse do Estado em utilizar o saldo remanescente do contrato de financiamento da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) para obras de requalificação da BR-316. Os recursos serão destinados às obras complementares na rodovia, de extrema importância para a eficiência do sistema. A manifestação do chefe do Executivo ocorreu durante reunião com representantes da Jica no Brasil e diretores do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), na sede do Palácio do Governo, em Belém.

As obras complementares dizem respeito à construção de dois viadutos: Independência e Alça Viária, que interligam ao bairro da Cidade Nova e possuem interferências diretas à rodovia. Além disso, o trabalho envolve a requalificação da avenida Ananin e a construção da ponte na via. As medidas devem acelerar as obras da Nova BR-316 e gerar um aumento dos investimentos, porém, serão custeadas com o saldo de recursos que já foi contratado.

O interesse do Estado na utilização para tais obras foi oficializado e entregue pelo governador aos representantes da Jica no Brasil, que estiveram nesta segunda e terça-feira em missão técnica na capital. Para o governador, serão tomadas todas as medidas necessárias para que as medidas sejam executadas dentro do cronograma de 19 meses.

“A obra está internalizada no Governo. A experiência de Belém acabou por tornar o projeto BRT em desconfiança, pois a referência que a população tem desse modelo é a pior possível. Portanto, reafirmo que estamos esperançosos de sermos atendidos, pois entendemos que é fundamental para o pleno êxito e efetividade do projeto de requalificação da Região Metropolitana de Belém”, disse Helder.

Os representantes da Jica, Yutaro Tanaka e Mauro Inoue, receberam o pleito do governador e afirmaram que apresentarão a proposta à diretoria da Agência no Japão. Mauro, coordenador de projetos, adiantou que a demanda recebida deve ser aceita, garantindo, assim, o cumprimento do cronograma de obras.

“Quanto ao aporte de recursos, não há problemas para a Jica. O aporte será feito e, daqui há 19 meses, as obras serão concluídas”, afirma. “Estamos trabalhando neste projeto desde 2012. Viemos verificar e confirmar essa obra, que foi acordada com o governo anterior. Com as visitas, estamos muito satisfeitos com o que vimos”, reforça Inoue.

Visita - A reunião com o governador encerrou os compromissos dos representantes da Agência, que vieram a Belém pela primeira vez após as obras iniciarem no último dia 15. Yutaro e Mauro estiveram com representantes da construtora responsável pela execução do serviço e com a diretoria técnica do NGTM.

Reunidos com o Governo do Estado, puderam conhecer a nova gestão, discutiram providências para o início das obras e questões técnicas, principalmente quanto à segurança e o cronograma, medidas que estão sendo tomadas para minimizar os impactos e o saldo de recursos remanescentes.

Durante esta manhã, a comitiva visitou as instalações do BRT Belém, conheceu as futuras instalações do Centro de Controle Operacional – responsável pelo sistema BRT Belém e BRT Metropolitano, e os avanços das obras na Nova BR, tanto no canteiro central, como no canteiro de obras e futuro Terminal de Integração de Marituba.

“A visita dos representantes da Jica foi muito boa. Eles viram que existe uma prioridade do Governo do Estado na condução do projeto com o cumprimento dos prazos vigentes. Para eles é uma questão emblemática, uma vez que o projeto está sendo trabalhado há bastante tempo. Deverão vir com frequência. Inclusive, em março, outra comitiva, desta vez diretamente do Japão, estará aqui”, disse Eduardo Ribeiro, diretor geral do NGTM. 

Participaram também da reunião, diretores técnicos do NGTM, o consul principal do Japão – Keiji Hanada, e o assessor do consul Japão – Flávio Tadaka.

Nova BR-316 - O projeto abrange trechos que cruzam os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, somando 10,8 quilômetros de extensão. Trata-se de um obra para otimizar a mobilidade interna, hoje fortemente prejudicada pelo aumento no fluxo de transporte e alto incremento de veículos na frota do Estado, aliado à necessidade de um sistema eficiente de transporte público por ônibus na Região Metropolitana de Belém.