Desfile escolar celebra cultura da paz e raízes do povo
Quase seis mil alunos de escolas públicas estaduais, municipais e particulares de Icoaraci celebraram o Dia da Raça, na manhã desta segunda-feira (4), durante o tradicional desfile estudantil, realizado na rua Manoel Barata. Este ano, as instituições de ensino do distrito levantaram a bandeira da paz social, com ênfase no respeito à diversidade.
Comemorado oficialmente nesta terça-feira (5), o Dia da Raça terá mais desfiles escolares. Em Belém, os alunos vão desfilar na Aldeia Amazônica, localizada no bairro da Pedreira, a partir das 8 horas. Também haverá desfiles no bairro da Cremação, nos distritos de Icoaraci e Mosqueiro, e nos municípios de Santa Bárbara e Ananindeua, na região metropolitana.
Icoaraci
O pimeiro dia do desfile escolar em Icoaraci reuniu estudantes de 22 escolas públicas e privadas. Para esta terça-feira, dia 5, são aguardados mais nove mil estudantes de 16 escolas.
O público que foi conferir a abertura da programação viu passar pela rua Manoel Barata os pelotões de alunos das escolas estaduais Paracuri II, Professora Fernanda Souza Oliveira, Feliz Lusitânia e Coronel Sarmento (esta presente com mil estudantes). Gestores de unidades administrativas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e diretores de escolas participaram do evento juntamente com os alunos.
Foi também programado o desfile de estudantes das escolas Helena Antipoff, Jaime da Costa Teixeira, Sol Nascente, Castanheira, São Sebastião, Curumim, Le Belle D´Jour, Centro Educacional de Icoaraci, Fonte Viva do Saber, Primeira Infância, Passo a Passo, Ogilvanise Moreira de Moura, CELI, Manahim, Menino Jesus, SESI Icoaraci, Alfredo Chaves e Liceu Mestre Raimundo Cardoso.
Cidadania
Os alunos da Escola Feliz Lusitânia trabalharam o tema “Todos juntos na diversidade”, abordando a postura cidadã contra o racismo, homofobia e a defesa dos valores como ética, amor e companheirismo. Eles ainda prestaram homenagem com um banner à Tia Socorro, recentemente falecida, fundadora de um espaço para atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade social na Ilha do Mosqueiro.
Professores do Projeto Mundiar, destinado a corrigir a distorção idade-ano escolar de alunos, também desfilaram ao público. “Essa participação dos estudantes é importante porque o desfile é uma tradição e serve para expressar valores e o respeito à cultura paraense e do Brasil, o amor à Pátria”, afirmou o agente distrital de Icoaraci, José Costa.
Os estudantes da Escola Fernanda Souza Oliveira desfilaram ao som da banda da Escola Jorge Lopes Raposo. A Escola Coronel Sarmento abordou a contribuição da prática do esporte para a qualidade de vida dos cidadãos. Durante o desfile da escola, torcedores do Clube do Remo e do Paysandu deram uma lição de convivência pacífica e respeitosa. Também houve referência ao Projeto Jovem de Futuro (PJF) com foco no aumento da proficiência a partir da gestão escolar.
A estudante Evelyn Costa Reis, da Escola Paracuri II, de 9 anos e matriculada no 3º ano do Ensino Fundamental, traduziu sua participação no Desfile Escolar: “Gosto de marchar e de mostrar que eu gosto da minha Pátria”.