SEGURANÇA
Segup traça estratégias junto a representante da Força Nacional
Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/01/2019 12h19
Nesta sexta-feira (18), o representante da Força Nacional, Major Biachini, esteve reunido com a cúpula da Segurança Pública do Pará, para tratar sobre a vinda da tropa ao Estado. Durante o encontro, ele recebeu um relatório com o cronograma e plano de atuação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), produzido em conjunto com os órgãos da segurança, e visitou a estrutura que será disponibilizada para que a Força Nacional estabeleça sua logística.
A vinda do representante ao Pará foi determinada na última quarta-feira (16), pelo ministro da justiça e segurança pública, Sérgio Moro, ocasião em que o governador do Estado, Helder Barbalho, juntamente com o secretário de segurança pública, Ualame Machado, estiveram em Brasília para reforçar o pedido de apoio da tropa. A medida é uma alternativa para agilizar o envio dos agentes, enquanto permanecem mobilizados no estado do Ceará, a fim de traçar o detalhamento da estratégia que será implementada no Estado com a chegada da Força, em princípio com prazo fixado para mês de março.
Uma vez finalizado o projeto de atuação tanto por parte do Sistema de Segurança do Pará, quanto da Força Nacional, o documento será encaminhado ao ministro da justiça para a autorização e em seguida publicada uma portaria. A partir disso, ocorre então a mobilização da tropa e o deslocamento ao Estado.
“Enquanto aguardamos esse trâmite burocrático, a publicação da própria portaria e mobilização do efetivo, nós continuamos aqui no Estado do Pará com a intensificação de ações de combate à criminalidade e reforços com a utilização de efetivo de jornada extraordinária, utilização de viaturas administrativas para o policiamento ostensivo, de efetivo que está retornando de outros órgãos aos quais estavam cedidos, além da utilização de aeronaves do Graesp”, afirmou o titular da Segup, Ulame Machado.