Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

“O Rito”, de Ingmar Bergman, será exibido no Cine Clube Alexandrino Moreira

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/01/2015 18h16

Uma das obras do diretor sueco Ingmar Bergman, o filme “O Rito” é a atração da próxima segunda-feira (26), do Cine Clube Alexandrino Moreira, localizado no Espaço de Artes da Fundação Cultural do Pará (FCP), no bairro de Nazaré. Com entrada franca, a sessão iniciará às 19 horas, e resulta da parceira com a Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA). Após a sessão, haverá um debate com o público, promovido pela ACCPA.

Presidente da Associação dos Críticos, o cineasta Marco Antônio Moreira é quem coordena os debates após as sessões do Cine Clube Alexandrino Moreira, que funciona desde 2008. “O cine clube é um espaço para filmes que fogem do eixo comercial e abrem espaço para películas que têm algo a ensinar aos espectadores. Os cines clubes tiveram início na década de 1910, e sempre buscam instigar a percepção do público, daqueles que gostam não só do filme em si, mas da arte que é o cinema”, ressaltou Marco Antônio, enfatizando a importância da parceria com o Cine Clube Alexandrino Moreira.

O filme “O Rito”, de 1969, conta a história de três atores que, após serem acusados de encenar uma peça obscena, são interrogados por um juiz e acabam revelando os segredos mais íntimos do trio. Com atuações de Ingrid Thulin (O Silêncio), Gunnar Björnstrand (Luz do Inverno), Anders Ek (Gritos e Sussurros) e Erik Hell (A Paixão de Ana), intérprete do juiz. O filme conta também com uma participação especial do próprio Ingmar Bergman, no papel do sacerdote.

Serviço: Exibição do filme “O Rito”, do diretor Ingmar Bergman. Dia 26 de janeiro (segunda-feira), às 19 horas, no Cine Clube Alexandrino Moreira, localizada ao lado da Basílica Santuário de Nazaré. Entrada franca.