Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
APRENDIZADO

Feira expõe produção dos alunos de Educação do Campo em Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
05/09/2017 00h00

A segunda edição da Feira do Alimento Saudável neste semestre foi realizada nesta terça-feira, 5, na área do estacionamento central da sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na avenida Augusto Montenegro, em Belém. A Feira funciona como uma mostra da produção de estudantes agricultores do Estado atendidos pela Coordenadoria da Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Cecaf), por meio do Programa ProJovem Campo Saberes da Terra.

Participam da Feira estudantes de São Miguel do Guamá e Santo Antônio do Tauá, integrantes da associação Orgânicos do Pará e uma cooperativa de produtores rurais de Marituba. Ao todo, são 50 produtores envolvidos no projeto, que oferta produtos hortifrutigranjeiros, frutas, doces, produtos de higiene e limpeza, crustáceos, mel, polpa de frutas, maniçoba, tucupi, tapioca e outros artigos.

“A Feira é realizada mensalmente, como um espaço para divulgação da produção dos estudantes e produtores rurais e também oportunizando o acesso do público a produtos de qualidade, na proposta de as pessoas adotarem uma alimentação de fato mais saudável”, destacou a coordenadora da Cecaf, Célia Regina Souza.

Para Nazareno Monteiro, de Santo Antônio do Tauá, "a Feira é sempre uma vitrine importante para os produtores”. Os estudantes Maria de Jesus Pereira, de 26 anos; Michely Borges, 24 anos; Raimundo Nonato da Silva e Ezequiel Cardoso, de 20 anos, são os representantes das escolas de São Miguel do Guamá. “É bom participar da Feira. Esse contato com as pessoas contribui para o nosso aprendizado”, destacou Maria de Jesus.

Um conjunto de 980 alunos é atendido pelo programa. Em outubro, eles concluirão o Ensino Fundamental. São estudantes de dez municípios: Faro, Santo Antônio do Tauá, Dom Eliseu, Tailândia, Moju, São Miguel do Guamá, Goianésia do Pará, Augusto Corrêa, Baião e Tracuateua.

Estudantes da educação do campo, na faixa de 18 a 29 anos, trabalham no plantio e colheita de produtos na horta e estudam à noite em escolas na área rural dos municípios. Em 3 de outubro, será realizada a próxima edição da Feira do Alimento Saudável da Seduc.