Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia recaptura mais três foragidos do CRPPIII

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/03/2015 09h30

Foram apresentados na noite desta terça-feira, 24, na Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), em Belém; os foragidos Ramon Gomes dos Santos e Walter Santos Costa. Os dois fugiram do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III (CRPPIII), em Santa Isabel, no domingo, dia 22.

A dupla foi presa dentro de um supermercado no bairro da Pedreira, em Belém. Eles foram identificados depois que o diretor do CRPPIII reconheceu Ramon dirigindo o veículo usado na fuga do presídio. “Eu passava pela Pedreira e reparei o veículo preto. Por curiosidade parei para olhar quem estava ao volante e reconheci o fugitivo. Imediatamente acionei a PM e conseguimos capturar os dois”, disse Paulo Roberto Amarante, diretor do CRPPIII.

Duas guarnições do 1º Batalhão fizeram a detenção dos dois foragidos. Um homem que estava com a dupla também foi levado para a DRCO para averiguação. Ramon Gomes dos Santos é apontado como um dos líderes da fuga dos 20 detentos. Ele foi um dos presidiários que saíram das celas de visita íntima armados para render os agentes prisionais e fugir. Além do carro usado na fuga de domingo, o trio estava com uma pistola ponto 40 e um revólver calibre 38 usados na ação de fuga. Os três prestaram depoimento e em seguida foram transferidos para unidades prisionais da Susipe.

Outros presos

Na tarde de terça-feira, outro detento já havia sido recapturado. Antônio Alves Amaral foi preso pela equipe do delegado José Casemiro, após denúncia anônima. Ele estava escondido na casa de uma amiga, na Rua Yamada, no bairro do Bengui, em Belém. Os policiais cercaram a residência e ele ainda tentou fugir, mas foi recapturado. Antônio foi apresentado na delegacia do bairro. Ele já foi transferido para o CRPPIII.

Na madrugada da segunda-feira, 23, outros três foragidos já haviam sido recapturados. Fábio Santos da Silva, Railson Allan Meireles e Jhonatan Freire dos Santos foram detidos nas proximidades da BR-316, em Santa Isabel. Um dos homens que ajudou na fuga dirigindo um carro prata também foi preso e identificado como Hiago Barbosa Gomes, irmão de um dos criminosos que continua foragido. Duas mulheres, companheiras de detentos que fugiram, também já foram presas acusadas de facilitar a fuga. 

A Polícia Civil investiga o caso por meio de um inquérito. A Corregedoria Geral da Susipe também apura o fato no âmbito administrativo. “As Polícias Militar e Civil estão fazendo um excelente trabalho na recaptura desses fugitivos, 14 ainda estão foragidos e é fundamental a participação da população denunciando para a polícia a localização desses criminosos. As investigações continuam e mais pessoas serão presas nos próximos dias por envolvimento na fuga”, disse o superintendente da Susipe, André Cunha.

Quem tiver informações sobre os 14 foragidos pode denunciar através do Disque Denúncia 181 e também pelo Whatsapp da Susipe no número 98814-1218.