Projeto Portfólio fomenta a produção de animação e quadrinhos
Neste sábado (28), às 17 horas, a Casa da Linguagem receberá a primeira edição do projeto “Portifólio”, tendo como convidado o quadrinista Otoniel Oliveira, do estúdio de animação Iluminuras. A iniciativa visa fomentar o cinema de animação, oferecendo ao público, a cada mês, o encontro com um ou dois convidados, que darão informações relevantes para aqueles que querem ou que já atuam de forma independente na área da criação. Também serão debatidos temas conceituais e técnicos do mercado profissional das artes, como animação, quadrinho e ilustração.
No primeiro encontro serão apresentados projetos como Pitching (defesa oral de uma determinada ideia), técnicas e/ou processos criativos desenvolvidos pelos convidados. A proposta também visa avaliar e orientar como devem ser feitos os portfólios de quadrinhos e animação.
De acordo um dos idealizadores do projeto, Andrei Miralha, um dos objetivos principais é “informar e orientar os participantes a respeito das possibilidades que o mercado profissional, nas áreas de quadrinhos e animação, oferece, e aproximar os artistas aspirantes dos profissionais”, explicou Miralha, produtor de animação e coordenador do Laboratório de Animação da Fundação Cultural do Pará.
A programação do “Portfólio” será aberta com a apresentação do projeto Icamiabas na Amazônia de Pedra, por Otoniel Oliveira. O projeto Icamiabas foi premiado no edital de Obras Seriadas para a TV Cultura, promovido pela Fundação de Radiodifusão do Pará (Funtelpa) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine). Durante a programação, o Estúdio Iluminuras realizará um treinamento para animadores e receberá currículos de artistas.
O projeto “Portfólio” será mensal e, nos próximos encontros, terá como convidados Cássio Tavernard, diretor e criador do curta “A Onda, Festa na Pororoca”; Isaac Braz, que faz animação para televisão; Coletivo Argonautas, de Ilustradores, e Eliezer França, animador.
O evento, uma realização da Fundação Cultural do Pará, será realizado na Casa da Linguagem, na Avenida Nazaré, nº 31, com entrada franca.