Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Cinco instalações de Marcílio Costa compõem a nova programação da Galeria Theodoro Braga

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/04/2015 13h47

A exposição “Entre o Rumor e o Silêncio” será aberta nesta quinta-feira, 9, às 19h, em coquetel na Galeria Theodoro Braga (GTB), da Fundação Cultural do Pará (FCP/Centur), com acesso livre ao público e a presença de artistas e convidados. A mostra é constituída de cinco instalações que abrangem diferentes formatos e linguagens das artes visuais. A autoria das obras é de Marcílio Costa, vencedor do Edital de Pautas anual da GTB.

“São obras em que a imagem guarda relações intrínsecas com a literatura, mais especificamente a poesia”, afirma o artista. A curadoria procurou deixar em evidência a individualidade de cada instalação. A mostra permanece aberta para visitação até dia 30 de abril, de segunda a sexta, das 9h às 19h, com entrada franca.

A videoinstalação “Whitman, Whitmen” pretende um diálogo, uma intersecção com o poeta Walt Whitman, sua atitude poética em aproximar a “fala” da poesia com a fala e a vida do cidadão comum.

A série de gravuras “Mesmo com os teus sapatos, impossível” trata do encontro de vários autores fundamentais para a formação poética de Marcílio Costa, como Max Martins, Rui Barata, Ezra Pound, João Cabral e Rimbaud.

Os vídeos “Crescemos” e “Esta ave estranha e escura” falam da poesia submersa no mundo cotidiano. Momentos aparentemente banais, mas ao serem deslocados para o suporte do vídeo, reverberam a poesia guardada.

A videoinstalação “A hora dos assassinos” é um diálogo com Henry Miller. Ela traz o poeta, em sua linguagem, como o denunciador de um crime, acuado pelo criminoso que quer oprimir toda voz que pareça livre e autônoma.

Serviço:
Exposição “Entre o Rumor e o Silêncio”
Vernissage: Dia 9 (quinta), às 19h;
Visitação: Até 30 de abril, segunda a sexta, das 9h às 19h;
Onde: Galeria Theodoro Braga (subsolo da FCP)
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650, esquina com a Tv. Rui Barbosa – Nazaré
Vernissage e visitação gratuita