Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Oficina aborda a poesia e suas correspondências

Por Redação - Agência PA (SECOM)
13/04/2015 13h37

Começa, nesta segunda-feira, 13, uma nova oficina do poeta Antônio Moura, na Casa das Artes, da Fundação Cultural do Pará, chamada “Poesia: Correspondências, Transgressões, Transcendências”. As aulas são gratuitas e serão realizadas até o dia 17 de abril (segunda a sexta), das 14h às 17h, com abertura para estudantes, escritores, artistas de várias áreas e demais interessados pelo gênero. Ainda há vagas para os interessados na oficina.

Segundo o escritor, a aula começa com uma pequena conversa sobre “o que consiste o fenômeno da poesia”, seu lugar na Literatura. “A partir disso vamos dando continuidade a essa conversa, entremeada de exercícios práticos e a abordagens de algumas obras”, completa Antônio Moura. Entre os livros que dão corpo a esta oficina está “O Arco e a Lira”, de Octavio Paz, que para o experiente poeta paraense é “um dos melhores já escritos sobre o fenômeno poético e todas as suas formas de manifestações”.

Além destas temáticas, serão dados durante a oficina os fundamentos e as relações que podem existir entre a poesia e outras formas de arte não verbais, como a fotografia, o cinema e as artes plásticas em geral – exercícios sobre isso também serão inseridos na programação. Sobre o conteúdo geral da oficina, Antônio Moura reforça: “Não vou ensinar a fazer poesia clássica, moderna, não vou ensinar técnica; será uma abordagem mais transcendente. Até porque poesia não se ensina, cada um aprende de acordo com sua própria vocação para aquilo”.

Recentemente, o poeta já havia realizado uma oficina na Casa das Artes chamada “Poesia, A Voz Selvagem” e diz que os resultados foram positivos. “A maior satisfação é quando vejo o interesse que nasce nas pessoas em relação à arte e coisas da vida, que a arte desperta. Senti que a reação das pessoas em relação ao percurso (do curso anterior) foi bom e teve o público mais variado que já encontrei, com pessoas de 17 até mais de 70 anos. Achei muito legal isso”, comenta.

Para esta edição são ofertadas 20 vagas.  As inscrições devem ser realizadas na Casa das Artes e são gratuitas.

Serviço:
Oficina “Poesia: Correspondências, Transgressões, Transcendências”
Quando: 13 a 17 de abril, das 14h às 17h;
Onde: Casa das Artes (Praça Justo Chermont, ao lado da Basílica, 235 – Nazaré;
Inscrições abertas e gratuitas;
Mais informações: (91) 4006-2900