Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONCERTO

Choro do Pará encerra oficinas de musicas com homenagens a Pixinguinha

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/04/2015 18h00

O projeto Choro do Pará, realizado pela Fundação Cultural do Pará (FCP), encerra as oficinas de música neste sábado, 18 de abril, com uma homenagem ao nascimento do instrumentista e compositor Pixinguinha. O concerto da Orquestra Choro do Pará será apresentado no Teatro Waldemar Henrique no dia 23, instituído nacionalmente como Dia do Choro, às 20h, com entrada franca.

Diego Santos, instrutor e regente da Orquestra Choro do Pará, coordena os cursos de violão das oficinas de músicas que tem como repertório o Choro. “As oficinas foram muito produtivas e atraíram o interesse de muitos alunos. É gratificante ver o resultado das aulas com a introdução da linguagem do Choro no repertório musical desse jovens”, afirma o regente.

Juliana Silva, 19 anos, aprendeu a tocar cavaquinho nas oficinas de música desde 2006. “É muito satisfatório poder receber um pouco do conhecimento dos músicos mais experientes. Aprendi com o Choro que trocar ideias, assim como tocar um instrumento, é adquirir mais capital cultural”, conta Juliana.

O concerto do dia 23 faz uma homenagem ao nascimento de Pixinguinha, grande representante da música popular. Os músicos apresentarão um repertório composto por canções de Ary Barroso, como 'Aquarela do Brasil'; Carlos Lyra como Influência do Jazz; e Lamentos de Pixinguinha, entre outras.

As oficinas de música foram realizadas nos meses de março e abril, na Casa das Artes (antigo IAP), voltadas para cavaquinho, violão e percussão, instrumentos solo que estudam o gênero musical. O objetivo do curso é dar aos alunos uma base teórica e também prática, por meio de exercícios que orientam quanto à formação de cadência, harmonização e a adaptação de ritmos diferentes à moda do chorinho.

Serviço: Concerto da Orquestra Choro do Pará em homenagem ao Dia Nacional do Choro. Dia 23 de abril, às 20h, no Teatro Waldemar Henrique (Avenida Presidente Vargas, 645, Campina). Entrada franca.