Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

A Noite é Uma Palavra apresenta sarau no Teatro Waldemar Henrique

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/04/2015 14h26

A Diretoria de Leitura de Informação da Fundação Cultural do Pará promove o projeto “A Noite é Uma Palavra”, uma iniciativa que levanta a bandeira da poesia e aproxima autores paraenses do público, com a leitura dinâmica de poemas e prosas poéticas. O evento é gratuito e apresentado mensalmente, sempre no Teatro Waldemar Henrique, na Praça da República. A próxima edição do evento está agendada para quarta-feira, 22, às 19h30.

Segundo a técnica em gestão cultural da fundação Bella Pinto, o evento tem formato de sarau, entremeado com música, performance teatral e leituras poéticas. A dinâmica tem lotado as sessões, com a presença do público espontâneo – os seguidores da poesia – e do público que sai das escolas públicas, por meio das parcerias promovidas pelo Pacto pela Educação e universidades que entram em contato para participar do evento.

Nesta edição, os convidados serão dois autores agraciados com o Prêmio Dalcídio Jurandir – Francisco Canindé e Carlos Correia Santos – e dois autores paraenses publicados – Renato Torres e Rosângela Machado. “Nessa apresentação vou declamar cinco poemas, todos do meu mais novo livro, ‘Perifeérico’, lançado em 2014. Na verdade não serei eu, será o brincante, personagem marginal e aventureiro que faz essa mediação entre a poesia e o público. Ele é um trovador, um saltimbanco. Os poemas tratam basicamente da arte de escrever, do poeta em si”, explica Torres, poeta e compositor.

“O projeto já tem quatro anos de vida, sempre privilegiando autores paraenses. Acho que a cidade estava precisando disso. A fundação já é consagrada na música, no teatro, porque tem os espaços específicos pra isso, e a gente precisava movimentar a questão da poesia e encontrar uma forma que permitisse que o público fosse um seguidor da poesia”, explica Bella Pinto.

Para os seguidores da poesia, uma boa notícia: a iniciativa já tem datas confirmadas para todo o ano de 2015. As apresentações estão programadas para 22 de abril, 21 de maio, 17 de junho, 28 de agosto, 25 de setembro, 30 de outubro, 27 de novembro e 18 de dezembro.