Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PÁTRIA

Crianças e jovens desfilam com entusiasmo no Guamá

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/09/2017 00h00

As ruas do bairro do Guamá, em Belém, receberam aproximadamente 12 mil estudantes, das redes pública e privada, durante o desfile de 7 de setembro, realizado na manhã desta quarta-feira, 6. Os alunos percorreram a rua Silva Castro, entre a avenida José Bonifácio e passagem Barão de Mamoré. 

Participaram do desfile, ao todo, 15 escolas, entre as quais nove estaduais: Bento XV, Bira Barbosa, Santos Dumont, Lar de Maria, Rosa Gattorno, Celina Andrade, Frei Daniel, Zacarias de Assunção e Barão de Igarapé-Miri. A secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Serruya Hage, prestigiou o evento e falou sobre a importância da cerimônia cívica. "É um momento muito importante, não só pela questão cívica e pedagógica, mas também porque vemos aqui a integração entre as diferentes escolas, das redes pública municipal, estadual e privada, e, principalmente, entre as famílias e as escolas, o que só favorece a educação do Estado do Pará", destacou. 

Para a secretária, essa união de esforços é mais importante ainda neste ano, quando os alunos da educação básica realizam a chamada Prova Brasil, um dos elementos que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). "O conhecimento do aluno não se resume apenas à absorção de conteúdo, mas à vida pedagógica como um todo e o que estamos vendo aqui hoje só pode fortalecer o aprendizado dos nossos estudantes, o que, com certeza, será refletido no resultado da Prova Brasil", pontuou. 

O presidente da escola de samba Bole-Bole, Herivelto Martins, acompanhou o desfile e ressaltou a importância da programação para o bairro, que repete o evento há quase 50 anos. "Este é, sem dúvida, um dos momentos mais esperados pelo povo do Guamá, porque não é apenas um desfile escolar, mas é uma programação cultural, com a qual a comunidade se envolve desde o início do ano. Nós mesmos, da Bole-Bole, temos integrantes nas bandas das escolas e, às vezes, também emprestamos a nossa quadra para ensaios. Enfim, é uma grande integração", frisou. 

A mesma ideia tem a funcionária pública Dirce Santos, moradora do Guamá. Ela participou do desfile quando criança e, agora, faz questão de assistir todos os anos. "Além de me fazer relembrar a minha infância, mostra a importância dessa ação cultural para o bairro. Torço para que essas crianças e jovens também aprendam o amor e o respeito pela Pátria", afirmou. 

O evento contou com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Polícia Militar, Polícia Civil, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Conselho Tutelar e igrejas do bairro.