Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AUDIOVISUAL

Cineclube Alexandrino Moreira exibe 'Um filme falado', de Manoel de Oliveira

Por Redação - Agência PA (SECOM)
04/05/2015 17h24

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio da Casa das Artes, exibe nesta segunda-feira (4), às 19h, “Um filme falado”, do diretor português Manoel de Oliveira, que mostra a assumida forma teatral em seu modo de fazer cinema. A programação será no Cine Alexandrino Moreira, que fica na Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré. A entrada é franca.

No filme, Rosa Maria, uma professora de história, e a filha, Maria Joana, embarcam num cruzeiro com destino a Índia, para encontrar o marido de Rosa. No cruzeiro passam por MarselhaNápoles e Pompéia, além de outros locais os quais a professora menciona nas aulas de história. Uma bela noite, em meio a uma festa, um oficial avisa o comandante que o navio corre sério perigo, pois existem duas enormes bombas-relógio a bordo. É acionado o alarme de emergência e todos os passageiros e tripulantes correm em grande confusão para os botes salva-vidas.

Manoel de Oliveira – "O Mestre", como era tratado por muitas pessoas – é um celebrado diretor português, morto recentemente, aos 106 anos. Era famoso por ser o mais velho realizador do mundo em atividade. Foi autor de 32 longas-metragens, entre os quais “O sapato de cetim” e “A carta”. Era também, dos realizadores em atividade, o único que tinha assistido à passagem do cinema mudo ao sonoro e do preto e branco à cor. Conseguiu concretizar o último desejo, que era "continuar a fazer filmes até a morte". (Com informações da Wikipedia e do G1)