Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Susipe realiza vistoria técnica em obras do Complexo Penitenciário de Santa Isabel

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/05/2015 15h57

Uma equipe coordenada pela Divisão de Engenharia e Arquitetura (DEAR), da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), realizou, na manhã desta quinta-feira, 14, vistoria técnica nas obras de duas unidades prisionais que estão em construção no Complexo Penitenciário de Santa Isabel. O grupo formado por um engenheiro elétrico, um engenheiro sanitarista, uma engenheira civil e a arquiteta Célia Monteiro, gerente da DEAR, visitaram a Central de Triagem Metropolitana III (CTMIII) e a Central de Triagem Metropolitana IV (CTMIV).

“Viemos verificar como andam as obras das duas unidades que já estão em fase final. Verificamos o acabamento de portas, janelas, grades, piso, além da parte elétrica das construções e do escoamento sanitário”, explicou Célia. Um relatório do que foi visto nos locais será enviado para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) que é a responsável pelas construções.

O CTM III terá capacidade para 316 detentos do sexo masculino que cumprem pena no regime fechado. Já no CTM IV serão 292 vagas masculinas também para o regime fechado. Cada unidade prisional contará com espaço para monitoramento eletrônico, consultório médico, odontológico, posto de enfermagem e salas de psicologia e assistência social. Divididos em bloco A e B, os presídios possuem ainda quatro salas de aula e dois solários, sendo um para cada bloco. As duas obras somam um investimento de mais de R$ 8,2 mi, do Governo do Pará. O CTM III deve ser inaugurado já no final desse semestre e o CTM IV, no início do segundo semestre.

Outra unidade prisional que está em construção no Complexo Penitenciário de Santa Isabel é a Cadeia Pública de Jovens e Adultos. O presídio terá capacidade para 603 internos, com investimento de R$ 16 milhões, em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen). A obra iniciou no segundo semestre do ano passado e já está com mais de 25% de execução.

Investimentos - A geração de novas vagas é uma das principais políticas da atual gestão da Susipe. A intenção é diminuir o déficit carcerário. Desde 2011 foram geradas 1.330 vagas com a ampliação do Centro de Progressão Penitenciário de Belém (CPPB), os novos alojamentos da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (Cpasi), além da inauguração do Centro de Recuperação de Breves (CRB), das centrais de triagem masculinas de Marabá (CTMM) e Santarém (CTMS) e do Módulo Semiaberto do Centro de Recuperação Regional de Bragança (CRRB).

A meta é gerar, até o fim de 2016, cerca de 4 mil e 600 novas vagas no sistema prisional do Pará. Atualmente, 15 unidades prisionais estão com obras iniciadas em 11 municípios do Estado. Os recursos são de origem Federal e Estadual. No total, mais de seis mil novas vagas serão geradas. Esse é o maior investimento estrutural já destinado ao sistema penitenciário do Estado, em todos os tempos.