Sarau “A noite é uma palavra” se despede da capital
O sarau "A noite é uma palavra", realizado pela Fundação Cultural do Pará (FCP), terá sua última edição em Belém nesta quarta-feira, 17. A programação poética será realizada a partir das 19h, no Teatro Experimental Waldemar Henrique. Em novo formato desde o início deste ano, além de poetas, um músico também é convidado a integrar o evento. O convidado deste mês é Lenilson Albuquerque, arranjador e diretor musical com extensa experiência profissional desde 1995 e que já atuou com grandes nomes da música, como Leila Pinheiro e Nilson Chaves.
Entre os poetas estão: Renato Gusmão, escritor e compositor paraense premiado no baile dos artistas, com destaque na literatura paraense; Izarina Tavares, escritora e artista plástica ganhadora do mérito literário no primeiro “Extremo Norte”; Antônio Pedro Martins Vianna, ganhador de bolsa artística do antigo Instituo de Artes do Pará (IAP) e autor de “Antologia Poética Pessoal”, “Poemas”, “Contos e Críticas”, além do livro “Semente da Revolta”. A diretora e apresentadora do sarau será a radialista Catalina Murchio.
Outro convidado especial desta edição do “A noite é uma palavra” é o poeta Airton Souza, também coordenador da Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo, de Marabá. Airton é ganhador do prêmio Dalcidio Jurandir de Literatura, promovido pela FCP, e sua presença marca o anúncio de uma nova etapa do sarau, como explica Giselle Arouck, da Diretoria de Leitura e Informação da FCP: “Estamos dando início a uma ação de interiorização que envolve nossas oficinas de capacitação, o projeto Caravana da Leitura, e claro, o sarau ‘A noite é uma palavra’. A partir de agosto, as equipes de todos estes projetos viajarão, passando cerca de dois a três dias em municípios que fazem parte das 12 regiões de integração do Estado", explica.
Ainda segundo ela, serão várias atividades dedicadas à leitura. "No caso do sarau, será mantido o mesmo formato, privilegiando entre os convidados poetas de cada região visitada. A presença do Airton já traz uma representatividade deste momento, pois o município dele, Marabá, será o primeiro visitado”.
A próxima etapa do "A noite é uma palavra" inicia no mês de agosto em Marabá, seguida dos demais municípios: Paragominas, Igarapé-Açu, Capanema, Santarém, Breves, Itaituba, Redenção, Tucuruí, Altamira, Abaetetuba e Ananindeua. São previstos cinco municípios para o segundo semestre de 2015 e sete para o primeiro semestre de 2016. Em cada região visitada, bibliotecas e escolas públicas poderão se unir à programação.
Serviço:
Sarau “A noite é uma palavra”
Quando: 17 de junho (quarta-feira), às 19h;
Onde: Teatro Waldemar Henrique (Praça da República) - Aberto ao público