Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Susipe oferece cursos de aperfeiçoamento para agentes penitenciários

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/06/2015 18h29

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), através da Escola de Administração Penitenciária (EAP), promove nesta semana os cursos de formação continuada para agentes penitenciários e Secretariado Administrativo Aplicado às Rotinas das Unidade Prisionais. As aulas seguem até a próxima sexta-feira (19) e têm o objetivo de capacitar agentes prisionais no Estado, padronizar e aperfeiçoar o trabalho dentro das unidades prisionais.

Os cursos são ministrados no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp). Nesta terça-feira (16), foram ministradas aulas de procedimento para uso de algemas, condução e revista de presos, além de treinamento operacional do Infopen, novo sistema de controle prisional para servidores que desenvolvem funções administrativas nas unidades prisionais. Ao todo, cerca de 55 agentes participam das aulas. A carga horária total dos cursos de qualificação é de 50 horas, cada.

Para o diretor da Central de Triagem da Cremação, Afonso Ligório, responsável pela aula sobre uso de algemas, a formação é indispensável aos agentes de segurança pública. “É muito importante que os agentes penitenciários entendam também a teoria, saibam por que estão usando o equipamento e qual a importância dele para a sua segurança e a do preso”, afirmou.

Há quatro anos na Susipe como agente prisional, Emanuel Matias é um dos alunos do curso de aperfeiçoamento. Ele trabalha no Centro de Recuperação Penitenciária do Pará II (CRPPII), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, e acredita que o aprimoramento traz benefícios a todos que fazem parte do sistema penitenciário. “Quanto mais conhecimento, mais segurança, dentro e fora das cadeias, além de beneficiar o preso, que passará a receber um tratamento mais profissional”, assegurou.

Quem participa dos cursos também aprende sobre direitos humanos no sistema penitenciário, procedimentos de custódia, intervenção em situação de crise, saúde e qualidade de vida, procedimentos de custódia administrativa, gramática aplicada e redação oficial.

Atualmente, a Susipe conta com 3.432 servidores no quadro funcional, dos quais 2.223 são agentes penitenciários. A Escola de Administração Penitenciária existe desde 2004 e tem como principal função a qualificação dos servidores. Somente em 2015, já foram ministrados dez cursos de aperfeiçoamento, na capital e em municípios do interior do Estado, como Breves, Redenção, Tomé-Açu e Marabá. Ao todo, cerca de 400 agentes já foram capacitados. A meta é atender cerca de mil servidores até o fim do ano.