Arraial de Todos os Santos valoriza as manifestações do interior do Estado
A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio da Diretoria de Interação Cultural, leva o Arraial de Todos os Santos ao interior do Estado, reunindo manifestações culturais de vários municípios e propiciando a integração entre artistas e público.
A Prefeitura de Óbidos promove anualmente o Arraiá dos Pauxis, com as manifestações folclóricas da cidade. Este ano o Arraial de Todos os Santos fez uma parceria com o Arraiá Obidense, acrescentando um dia ao cronograma de apresentações, que teve três dias no total.
No último sábado (20), se apresentaram os grupos Cordão de Pássaro A Garcinha, de Óbidos; Corpo de Dança de Juruti, que apresentou o Ritual Tribal; o Grupo de dança da Semed, que apresentou “A Lenda do Jaraqui”, de Óbidos; o Cordão de Pássaro Tachã, da região do planalto, de Santarém; o Boi Estrela de Ouro, de Alenquer; e o grupo Dança Wai-Wai, com 23 membros de uma aldeia Wai-Wai, no interior de Oriximiná. Durante o evento houve exposições de artesões e artistas locais e de outros municípios, como o artesanato da tribo Wai-Wai.
“As apresentações foram na Arena Sesc Centenário, que ficou lotada todos os dias. Ficamos muito felizes de ver tanta gente chegando de outros municípios, seja para se apresentar, seja para prestigiar esse momento tão importante para a região”, explicou o técnico em gestão cultural Marcelo do Carmo, da FCP.
Segundo o secretário de Cultura de Óbidos, Sandro Ionamata, a parceria do Arraial de Todos os Santos e do Arraiá dos Pauxis foi avaliado positivamente tanto pelas instituições gestores da parceria, quanto pela população dos cinco municípios que participaram do evento. “Superou todas as expectativas, tornando-se um evento de primeira grandeza. A comunidade participou em peso, veio de carro, de moto, de barco, mas compareceu”, decretou. Concluída a etapa Baixo Amazonas, o Arraial de Todos os Santos segue para a Região do Salgado.
Programação:
18 a 29/06 – Oficina de Ambientação Cênica (com Marcelo Lobato)
27/06 – Praça da Matriz/ Sede, a partir das 17h
Mostra de Manifestações Tradicionais do Salgado Paraense
Quadrilha da Vila da Penha (Maracanã)
Folia de São Benedito (Maracanã)
Cordão dos Pretinhos (Santarém Novo)
Cordão de Pássaro As Corujas (Vila de Tatuteua)
Grupo de Carimbó Saionara do Maú (Terra Alta)
Cordão de Pássaro As Andorinhas (Salinópolis)
Quadrilha Igara (Igarapé-Açu)
Grupo de Carimbó Raízes da Terra (Marapanim)
Boi Vagalume (Maracanã)
29/06 – Vila de Mocoóca/ Ilha de Maiandeua – a partir das 9h
Mostra Cultural na Festividade de São Pedro
Procissão Fluvial de São Pedro
Grupo de Carimbó Mirim Tio Milico
Quadrilhas Juninas
Grupo de Carimbó Os Filhos de Maiandeua
Show musical com Rafael Pinheiro e Thaís Pena