Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Espetáculo “Caminhos” volta a ser apresentado nesta sexta-feira

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/06/2015 14h34

"Eu vou prá Maracangalha, eu vou. (...) Eu vou convidar Anália, eu vou. Se Anália não quiser ir, eu vou só”, diz a letra da famosa canção “Maracangalha” de Dorival Caymmi. E este lugar para onde se vai foi o mote utilizado para a criação do espetáculo “Caminhos”, do Laboratório de Artes Cênicas (LAC) do Núcleo de Oficinas Curro Velho. Nele, pequenas histórias de personagens anônimos nos fazem refletir esses caminhos tão diferentes, mas todos em busca de chegar à felicidade.

O espetáculo será reapresentado nesta sexta-feira, 26, às 18h30, no Teatro do Curro Velho. A expectativa da organização é receber um grande público, assim como ocorreu ontem, durante o primeiro dia de apresentação. “Foi incrível, muito bom! E o final foi bem animado, com todo mundo cantando junto. Muito lindo!”, comenta Agnes Hanna, 17 anos, que assistiu à noite de estreia.

Além de “Maracangalha”, outras canções de letra forte estão presentes, como “Canto Para Minha Morte”, de Raul Seixas; “Azul da Cor do Mar”, de Tim Maia; “Ensaboa”, de Cartola; e “Canto das Três Raças”, de Clara Nunes.

O ator Nicolas Santos, 20 anos, conta que ficou feliz em integrar o projeto LAC, sendo ele cria do Curro Velho desde os sete anos de idade. “Eu fazia teatro, depois fui para a dança e agora misturei tudo. Me emocionei muito. Também fiquei um pouco nervoso. Espero que o público participe novamente”, reiterou o ator.

A coordenação do primeiro LAC do Curro Velho foi realizada pela professora de teatro Ana Marceliano. “Eu estou muito feliz, satisfeita, acho que é um grau de autonomia muito legal que eles alcançaram. Eles estão fazendo a música, assumiram a direção, dramaturgia, cenário, tudo. A direção ficou com o Emanuel Moraes e o Daniel Silva, também alunos. São 15 pessoas que já faziam oficina no Curro Velho há muito tempo e foram selecionadas para fazer o laboratório”, disse Ana Marceliano.

O laboratório foi composto por três módulos. No primeiro, o grupo participou de diversas oficinas artísticas, incluindo dança, circo, máscara e música. O segundo módulo foi voltado para a sala de aula, sobre como eles poderiam dar aula de teatro e de dança; além de orientações sobre como elaborar projetos culturais já que isto também é da lida dos grupos de teatro. “A ideia era fazer uma formação bem completa”, comenta Ana.

O terceiro e último módulo foi a concretização do espetáculo. O projeto criado e defendido no segundo módulo foi montado pelos próprios alunos. Os alunos brincaram com o cenário, com um figurino capaz de satisfazer as diversas histórias a serem contadas. A apresentação contará ainda com a presença de uma banda com instrumentos modernos.

Serviço: O espetáculo “Caminhos”, do LAC Curro Velho, acontece hoje, às 18h30, no Teatro do Curro Velho (Rua Nelson Ribeiro, 235, próximo à Pedro Álvares Cabral – Telégrafo). Entrada gratuita.