Fundação Cultural do Pará anuncia vencedores do XII Concurso de Quadrilhas Juninas
A Diretoria de Interação Cultural da Fundação Cultural do Pará realizou no último sábado, 27, no Hall Ismael Nery, do Centur, a apuração do concurso de quadrilhas (adulto) e das categorias de Miss Caipira, Miss Mulata e Miss Simpatia. Também foram anunciados na ocasião os vencedores das categorias Melhor Marcador, Melhor Coreógrafo e Melhor Estilista.
As 10 primeiras colocadas da quadrilha adulta foram: Sedução Ranchista, Fuzuê Junino, Flor Junina, Tradição Junina do Bengui, Rainha da Juventude e Balão de Ouro – que obtiveram todas a mesma pontuação (51,9) e, por isso, foram classificadas por sorteio -, Encanto da Juventude, Coração Junino, Mensageiros do Amor e Rosa Vermelha.
A faixa de Miss Caipira foi entregue à Rosa Vermelha, a de Miss Mulata para a Encanto da Juventude, e a de Miss Simpatia para a Sedução Ranchista. Já o prêmio de Melhor Marcador foi para a agremiação Balão de Ouro, e os de Melhor Coreógrafo e Melhor Estilista, ambos para a Coração Junino, de Abaetetuba.
Ranildo Barbosa, diretor da Sedução Ranchista, lembrou que nos últimos quatro campeonatos a agremiação havia ficado de fora da lista das 10 primeiras colocadas, mas nessa edição resgatou a liderança e mostrou que veio pra ficar. “Fizemos grandes investimentos em acessórios, trouxemos o Boi Bumbá, Lampião e várias Mulheres Rendeiras. Temos na nossa equipe membros da Escola de Samba Rancho Não Posso Me Amofiná, inclusive a comissão de frente da agremiação é formada por integrantes da nossa quadrilha”, destacou o diretor.
Quem também fez festa com o resuleto foi Marcos Fofão, coordenador geral da Fuzuê Junino, associação do bairro da Pedreira, que apesar de ter obtido a mesma pontuação que a quadrilha vencedora, ganhou o segundo lugar por conta do sorteio realizado para definir as colocações. “Estamos desde outubro do ano passado ensaiando debaixo de chuva e de sol, com quase 50 brincantes. Mas tudo isso valeu à pena, hoje somos Campeões do concurso da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e também saímos vitoriosos daqui”, comemorou o coordenador. Este ano a Fuzuê trabalhou com Junior Manzini e Ocir neto, ambos estilistas vencedores do concurso Rainha das Rainhas do Carnaval 2015.
Apuração - No concurso de quadrilha os sete quesitos julgados pelos jurados são os seguintes: marcação, traje junino, coreografia, evolução , conjunto, cronometragem e concentração. Os primeiros cinco podem receber nota e 1 a 10, e os dois últimos são pontuados com 0 ou 1 ponto. Em todas as categorias de Miss, os pontos avaliados são coreografia, traje junino, conjunto e cronometragem.
As primeiras três colocadas no concurso de quadrilhas e as miss campeãs se apresentarão neste domingo, 28, a partir das 18h, na Praça do Povo, que fica no andar térreo da Fundação Cultural do Pará, na Avenida Gentil Bittencourt.