Arraial de Todos os Santos encerra com apresentação das campeãs
Com apenas 12 anos, a pequena Suiene Cristina da Silva encarou e venceu o desafio de garantir o título de miss caipira para a Quadrilha Expressão Junina do Benguí. Apesar de ter ficado em terceiro lugar, a comemoração era a de quem tinha conquistado o prêmio máximo. “Ensaiei muito, desde maio, para fazer uma apresentação impecável. E desde muito cedo comecei a participar dos concursos de quadrilha aqui no Centur. Então pra mim isso foi mais do que uma vitória”, conta a menina. Dona Odilene Silva, mãe de Suiene, estava orgulhosa com a conquista da filha. “Estou muito feliz com essa premiação, minha filha mereceu porque ensaiou bastante e se dedicou muito para esse título”, contou.
O coordenador das quadrilhas mirins da Federação Municipal de Quadrilhas, Edinho Ribeiro, faz uma avaliação do concurso. “Para mim a programação foi bastante positiva. É uma tradição que não deve acabar. As quadrilhas superam várias dificuldades para estar aqui e desenvolvem um trabalho sério, feito com todo cuidado. Cada detalhe dos figurinos, da coreografia, da evolução, exige uma pesquisa. E o resultado pode ser visto pelo público aqui, as quadrilhas estavam belíssimas, tanto que a disputa foi acirrada, tanto no concurso adulto como no mirim. Estou muito feliz pelo incentivo que a Fundação sempre dá para que possamos manter a tradição dessa festa”, pontua.
Premiação - A noite do último domingo, 28, foi marcada pela entrega das faixas, troféus e cheques nos valores de R$ 4.000,00 e R$ 1.500,00 para quadrilhas adultas e mirins e as campeãs de miss caipira, miss mulata, miss simpatia, miss mix, marcadores, estilistas e coreógrafos. Foi uma noite memorável com apresentações das três quadrilhas mirins campeãs e das quadrilhas Sedução Ranchista (1º lugar) e Fuzuê (2º lugar). Segundo a organização do Arraial de Todos os Santos 2015, mais de 20 mil pessoas passaram pela Praça do Povo nos 20 dias de programação realizada no Centur.
Dina Oliveira, presidente da Fundação Cultural do Pará, comemorou o encerramento do Arraial de Todos os Santos. “Eu estou muito feliz, como cidadã, pois estou me envolvendo com esse público tão vibrante, vivendo toda essa manifestação, isso tudo está sendo um aprendizado para mim. É um espetáculo de alegria, um manifesto de identidades, reforço e de valor da nossa cultura”.
A programação do Arraial de Todos os Santos encerra hoje, na Ilha de Maindeua, em Maracanã, com a mostra de manifestações culturais.