Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LITERATURA

Vicente Franz Cecim ministra oficina inédita de criação literária na Casa das Artes

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/07/2015 14h21

A Casa das Artes da Fundação Cultural do Pará (FCP) recebe até a próxima sexta-feira, 10, a oficina “Criação Literária” com Vicente Franz Cecim, escritor paraense premiado pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA).

Mais de 30 pessoas, entre estudantes e profissionais liberais se inscreveram na oficina. A expectativa do público foi muito grande, devido ao reconhecimento nacional e internacional de Cecim, atraindo assim pessoas de diversas áreas que buscam conhecimento literário, e tem interesse em fazer literatura ou se aprofundar mais no assunto.

Para Célia Jacob, diretora de Artes da FCP, a oficina é de grande importância. “Considero a criação literária uma das tarefas mais difíceis e interessantes no mundo contemporâneo. Além disso, o Cecim tem essa visão contemporânea, então tudo que estamos propondo está sendo muito coerente com o que ele pensa como criação literária”, comenta.

Adenilson Barros, 32, servidor público, afirmou que “a literatura é um hobby, um prazer” e que por isso decidiu participar da oficina. Igor Diniz, 30, designer, concorda com as boas expectativas do colega de turma: “Eu vim mais pela referência ao Vicente Cecim, mas também acredito que será muito oportuno trabalhar criação, pois pra mim conjuga bem o Literário e o Gráfico que é o meu trabalho”, informa.

Sobre o conteúdo da oficina, o escritor Vicente Cecim destaca que tem um elemento prático da vivência como autor, e o elemento histórico, pois trata dos escritores do Oriente e do Ocidente. “Vou falar sobre como surgiu a linguagem, desde o silêncio, antes de existir natureza, até o surgimento da linguagem oral dos homens, do texto, o livro escrito, literatura, chegando aos tempos atuais, dos livros virtuais, fazer essa viagem. Vai ser interessante”, aponta.

O escritor acredita que cada autor busca sua originalidade, identidade pessoal, de uma maneira própria. Mas que ela possui vários aspectos que não dependem necessariamente da marca, da originalidade de um autor e interessam a todos que gostam e buscam essa literatura.